fbpx
Início > Pesquisadores da Ufes lançam guia ilustrado da atividade pesqueira no Rio Doce

Pesquisadores da Ufes lançam guia ilustrado da atividade pesqueira no Rio Doce

Pesquisadores da Ufes lançam guia ilustrado da atividade pesqueira no Rio Doce | Foto: Seag-ES

Pesquisadores da Ufes, juntamente com o Instituto de Pesca do Estado de São Paulo, acabam de lançar o Guia ilustrado da atividade pesqueira e dos principais recursos pesqueiros no rio Doce (versão digital disponível aqui), livro impresso que reúne dados a partir de estudos realizados sobre a atividade pesqueira na parte continental e marinha da região. O documento é produzido pelos pesquisadores Maurício Hostim Silva, Joelson Musiello Fernandes e Antônio Olinto Ávila da Silva.

O objetivo do projeto, de acordo com os pesquisadores, é alcançar o diagnóstico e o perfil detalhado das diferentes ações de pesca na bacia do rio Doce e região costeira, oferecendo subsídios para o desenvolvimento das comunidades pesqueiras e para a elaboração e condução de políticas públicas para o setor no Espírito Santo.

“O livro retrata a atividade pesqueira no rio Doce, com a descrição da pesca na parte continental e marinha, e também traz as principais artes de pesca e informações atualizadas sobre a biodiversidade dos recursos pesqueiros na região”, destaca o professor Mauricio Hostim. Segundo ele, a publicação inclui dados estatísticos e ilustrações que retratam a atividade no rio Doce e região costeira, e apresenta um catálogo de fotos que possibilitam a identificação dos recursos pesqueiros existentes.

“Trata-se de um estudo que visa demonstrar a importância do setor pesqueiro para o estado, com informações de qualidade que poderão servir de base para a implementação de políticas e ações em prol do desenvolvimento dos processos relacionados à pesca”, acrescenta o pesquisador.

Divulgação da capa do guia | Imagem: Ufes

Resultados

De acordo com Hostim, o livro traz os resultados do projeto de pesquisa intitulado Monitoramento e caracterização socioeconômica da atividade pesqueira no Rio Doce e no litoral do Espírito Santo (PMAP), cujos estudos de campo foram iniciados em 2021. Hostim coordena o Laboratório de Pesca e Aquicultura (LabPesca), criado em 2010, e que está vinculado ao Departamento de Ciências Agrárias e Biológicas do Centro Universitário do Norte do Espírito Santo (Ceunes) da Ufes.

O lançamento do produto editorial e científico foi realizado no último dia 6, no auditório do Laboratório de Pesquisa e Desenvolvimento de Metodologias para Análise de Petróleos (LabPetro), do Centro de Ciências Exatas (CCE) da Ufes, no campus de Goiabeiras.

Além dos organizadores, participaram do evento professores, estudantes e técnicos da Universidade, representantes do governo do estado, de comunidades pesqueiras do Espírito Santo, de órgãos ambientais nas esferas municipais, estadual e federal, e de instituições parceiras do projeto. O reitor da Ufes, Eustáquio de Castro, devido a compromissos oficiais em Brasília, foi representado pela pró-reitora de Planejamento e Desenvolvimento Institucional, Cristina Engel de Alvarez.

Também estiveram presentes no evento de lançamento do trabalho o superintendente da Fundação Espírito-santense de Tecnologia (Fest), Armando Biondo, e a gerente de projetos da Fest, Patrícia Bourguignon. Segundo ela, o projeto de pesquisa que resultou no levantamento publicado em livro está no escopo do PMAP, e é executado pela Ufes em parceria com o Instituto de Pesca do Estado de São Paulo, com suporte da Fest, da Fundação de Desenvolvimento da Pesquisa do Agronegócio (Fundepag) e da Fundação Renova.