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Em visita técnica a Moçambique, professoras da Ufes estimulam sobre história e cultura africana

Em visita técnica a Moçambique, professoras da Ufes estimulam sobre história e cultura africana | Foto: Divulgação/Ufes

Aprofundar o debate sobre história e cultura afro-brasileira e africana, além de estreitar as relações entre Brasil e Moçambique. Foi com este objetivo que as professoras Débora Araujo, Marileide França (ambas do Departamento de Teorias do Ensino e Práticas Educacionais) e Juliana Teixeira (do Departamento de Administração) realizaram uma visita técnica a Moçambique em meados de junho último.

“Ter ido a Moçambique discutir assuntos relacionados a este tema e trocar experiências sobre a cultura moçambicana foi uma oportunidade única, que nos possibilitou aprimorar o conteúdo sobre relações étnico-raciais, que ministramos em sala de aula, em atenção à Lei 10.639, que tornou obrigatório o ensino sobre história e cultura afro-brasileira. A realização de visitas técnicas ao continente africano é um diferencial ainda raro nas universidades”, afirma a professora Débora Araujo.

Durante a visita, as professoras conheceram a estrutura organizacional da Universidade Eduardo Mondlane, a mais antiga instituição de ensino superior do país, e realizaram reuniões com diversos setores, como o Centro de Estudos Africanos (o único no continente), a Faculdade de Letras e Ciências Sociais e a Faculdade de Educação, além de participarem de uma mesa redonda sobre Educação decolonial e (lite)oratura e gênero na aproximação Brasil-Moçambique.

Novo acordo internacional

Por meio da visita também foi iniciada a formalização de um novo acordo de cooperação internacional entre a Ufes e a Universidade Eduardo Mondlane, em reunião realizada com o diretor do Gabinete de Cooperação, Manuel Luís Chenene, e foi apresentada uma proposta de cooperação internacional com a Universidade Rovuma (UniRovuma), em reunião com o reitor Mário Jorge dos Santos.

As professoras da Ufes também apresentaram às duas instituições informações sobre os programas de pós-graduação aos quais são vinculadas (em Educação; Profissional em Educação; em Ensino, Educação Básica e Formação de Professores; e em Administração), coletar informações sobre a organização dos cursos de graduação e pós-graduação, e compartilhar experiências.

A visita contou com apoio financeiro da Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Espírito Santo (Fapes), da Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação (PRPPG) e dos programas de pós-graduação Profissional em Educação (PPGPE) e de Administração (PPGAdm).