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Atacadistas do ES investem em IA para criar estratégias e potencializar vendas


Iniciativa pioneira do Sincades qualificou empresas do setor com treinamento de marketing utilizando Inteligência Artificial (IA) generativa


Atacadistas do ES investem em IA para criar estratégias e potencializar vendas | Imagem: Divulgação

Resultados personalizados, eficientes, com baixo custo e em poucos cliques. Essas são as principais vantagens da Inteligência Artificial (IA) generativa apontadas pela estrategista digital Patrícia Quintiliano, que comandou um treinamento para empresários e colaboradores do setor atacadista distribuidor do Espírito Santo, promovido pelo Sindicato do Comércio Atacadista e Distribuidor do Estado do Espírito Santo (Sincades), no mês de junho.

O Programa Sincades de Produtividade (PSP) sobre Gestão de Relacionamento com o Cliente e Inteligência Artifical foi pensado para atender a demanda crescente do setor por inovação, com a oportunidade de unir conceito e prática, em uma iniciativa pioneira.

Automatizar tarefas repetitivas

“A Inteligência Artificial permite automatizar tarefas repetitivas, melhorar a previsão de demanda, otimizar a logística e a gestão de estoques. Além disso, ela nos ajuda a entender melhor os padrões de consumo, personalizar ofertas e aprimorar a experiência do cliente. No cenário atual, conhecer e adotar a IA é fundamental para que as empresas se destaquem e antecipem tendências”, afirma o presidente do Sincades, Idalberto Moro.

Patrícia Quintiliano tem mais de 25 anos de mercado, atuou em grandes corporações como Grupo Pão de Açúcar, Wal Mart, Russi, Hering e Danone, e hoje está inserida no ecossistema das startups, marketing digital e growth hacking.

“A utilização de Inteligência Artificial para potencializar o CRM (sigla em inglês para gestão de relacionamento com o cliente) demonstra como a tecnologia é fundamental nas análises de hábitos de consumo, entre outros usos. O objetivo é transformar dados em ações que geram resultados tangíveis e fortalecem a fidelidade do cliente”, afirma a estrategista digital.

Treinamento

No treinamento, ela mostrou que existe um processo, que começa por traçar objetivos, depois fazer as segmentações, criar personas para as segmentações e, finalmente, criar a régua de comunicação com essas personas. Tudo isso, é feito com auxílio da IA generativa.

“A Inteligência Artificial generativa está aberta para o grande público, é acessível e gratuita. No curso, utilizamos o Chat GPT para fazer a análise da nossa base de dados, partindo da comparação entre duas cestas de compras”, explica.

Objetivo

O objetivo foi conhecer os hábitos de consumo de cada grupo representado, a partir da lista de produtos em cada cesta. Depois que esses dois perfis foram identificados e entendidos, a IA foi utilizada para sugerir as estratégias mais adequadas para cada um, com campanhas e ações personalizadas.

“Claro que um humano pode fazer isso – e faz! – mas leva muito mais tempo, principalmente na parte da análise da base, muitas vezes, com custos extras. O grande ganho de utilizar IA é exatamente a produtividade, com apenas alguns cliques e de forma acessível. Foi uma experiência enriquecedora compartilhar conhecimentos e trocar ideias com profissionais dedicados a melhorar a gestão de seus negócios.”, afirma Patrícia Quintiliano.

O presidente do Sincades, Idalberto Moro, reforça a importância do setor atacadista distribuidor investir em inovação e tecnologia. Ele e a diretoria da entidade participaram de uma imersão total em IA, em junho, durante os três dias da 43ª Convenção Nacional e Anual da Abad, em São Paulo. O evento, considerado o maior do país, trouxe o tema: “Na era da Inteligência Artificial – Desafios e Oportunidades para Potencializar os Negócios”.