O Instituto Nacional da Mata Atlântica (INMA), órgão federal vinculado ao Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação e cuja sede fica em Santa Teresa (ES), está realizando a exposição “Primatas da Mata Atântica”, com curadoria de André Alves. A mostra reúne fotografias, ilustrações e vocalizações das 24 espécies de primatas que ocorrem na Mata Atlântica.
A abertura do evento, que está ocorrendo no Museu de Biologia Prof. Mello Leitão, em Santa Teresa (ES), ocorreu na última terça-feira (9) e a visitação aberta ao público vai até 16 de fevereiro de 2025. Segundo nota divulgada pelo INMA, “Ciência e arte se unem nessa exposição.”
Relação harmoniosa entre seres humanos e natureza
A mostra contém imagens de fotógrafos profissionais e primatólogos de campo, complementadas por ilustrações de Stephen Nash, levando à reflexão sobre a importância dos primatas, suas semelhanças com seus “primos” humanos, e sobre a necessidade de uma relação mais harmoniosa entre seres humanos e natureza. Por meio da arte, a exposição busca sensibilizar o público para a importância dos primatas, que desempenham papéis ecológicos essenciais, e sua conservação.
“O audiovisual permite-nos sentir e pensar sobre a vida no planeta. Imagens e sons vão muito além de simples registros. Nessa exposição, nos levam a entrar no universo dos primatas, conhecer seu comportamento, sua identidade e os ecossistemas onde vivem. Ouvir o som dos primatas e olhar para eles, cara a cara, remete-nos à nossa existência, aos nossos ancestrais”, analisa André Alves, biólogo de formação e fotógrafo dedicado à natureza, curador da exposição.
Idealização do INMA
A exposição foi idealizada pelo INMA em consonância à realização do XX Congresso Brasileiro de Primatologia, que acontece em Santa Teresa/ES, de 7 a 12 de julho, reunindo centenas de pesquisadores dedicados à conservação dos primatas.
“Há milhares de anos, um dos maiores desafios de nossos primos da mata é a convivência com seu parente humano, por serem caçados para alimentação e mantidos como animais de estimação. No entanto, esses desafios nem se comparam aos dos últimos séculos, quando suas florestas vêm sendo sistematicamente cortadas, queimadas, dilaceradas e exterminadas. Hoje, mais do que salvar suas próprias vidas, o desafio é salvar suas espécies da extinção”, ressalta Sérgio Lucena, primatólogo e diretor do INMA.
Serviço:
“Primatas da Mata Atlântica”
Curadoria: André Alves
Temporada: 10 de julho de 2024 a 16 de fevereiro de 2025
Visitação: terça-feira a domingo, de 8 às 17 horas
Local: Museu de Biologia Prof. Mello Leitão (Av. José Ruschi, 4 – Centro, Santa Teresa/ES)
Agendamento de grupos: agendamento@inma.gov.bre telefone (27) 99667-5980