Neste último domingo carros de som percorreu as ruas dos municípios da Grande Vitória e de Aracruz para convocar a população para participar de uma ampla carreata para o dia 11 de abril, um domingo. O protesto cobra o impeachment do presidente Jair bolsonaro, de seu vice Hamilton Mourão, cobra o isolamento social acompanhado de auxílio emergencial de no mínimo R$ 600,00, ajuda para os microempreendedores durante a quarentena e vacina já.
São mais de 74 pedidos de impeachment protocolados e até agora o Congresso Nacional não colocou o tema em pauta. O movimento capixaba, que reúne movimentos sociais e sociedade civil organizada,exige que essa pauta seja colocada na ordem do dia, devido ao fato de o governo Bolsonaro teer minimizado os impactos da pandemia, de “prescrever” remédios sem efeitos contra o Covid-19 e de agir contra os governadores que tentam minimizar a ausência de uma coordenação nacional contra a pandemia.
Convocação
“São mais de 300 mil vidas perdidas até agora. Temos que parar essa matança”, lembram os articuladores do movimento, que se reúnem virtualmente através das redes sociais. A convocação está sendo feita através de um áudio gravado especialmente para o movimento. A preocupação com a expansão do vírus levou á decisão de o movimento vir a ser realizado através de carreatas, com todos os participantes utilizando máscaras e o devido distanciamento social.
Neste último domingo (28), carros de som rodaram cinco municípios da Grande Vitória (Cariacica, Serra, Vila Velha e Vitória), além de Aracruz entre as 8h e meio-dia. Os veículos circularam nos bairros populosos, feiras, as praias e a sede dos municípios.