fbpx
Início > Gaeu da Ufes abre exposição coletiva com obras que contam história local das artes visuais

Gaeu da Ufes abre exposição coletiva com obras que contam história local das artes visuais

Gaeu da Ufes abre exposição coletiva com obras que contam história local das artes visuais | Imagens: Divulgação

A história das artes visuais na Ufes e no Espírito Santo motiva a nova exposição da Galeria de Arte Espaço Universitário (Gaeu), aberta à visitação a partir desta terça-feira, 30. Composta por obras de professores ligados à Universidade, no passado ou no presente, Olhares Além do Tempo celebra o aniversário de 70 anos da Ufes reunindo produções artísticas do acervo da galeria, entre pintura, escultura, tapeçaria, instalação e outras linguagens. A abertura acontece às 17 horas e tem entrada gratuita.

A mostra conta com obras de Aline Dias, Andreia Falqueto, Carmen Có, César Cola, Fernando Gómez, Freda Jardim, Hilal Sami Hilal, Jeveaux, Joyce Brandão, Moema Rebouças, Orlando Farya, Raphael Samú, Regina Rodrigues e Renato Caseira.

“Nossos olhares caminharam pelo acervo a fim de criarmos conexões, sejam pessoais, com o espaço universitário ou com sua comunidade”, diz o texto curatorial. “Propomos diálogos entre diferentes linguagens artísticas e seus modos de exibição; entre a multidão, seus sujeitos e seus desejos; e entre o meio ambiente e a cultura.”

A curadoria foi realizada de forma coletiva pela equipe da Gaeu, formada em parte por estudantes da Universidade. Assim como na residência artística Inquietações Conjuntas, realizada por estudantes de Artes da Ufes nos primeiros meses do ano, a galeria volta a inserir os alunos em atividades relacionadas ao acervo.

“Nossa proposta é tornar a Gaeu cada vez mais universitária”, afirma o secretário de Cultura, Rogério Borges. “Após a finalização do inventário e a atualização das fichas técnicas das obras do nosso acervo, temos uma reserva técnica acessível à comunidade interna e externa.”

Memória

Com mais de duas mil obras, o Acervo de Artes Visuais da Gaeu narra uma história da produção artística local dos últimos 50 anos e corrobora o lugar de destaque da Ufes na memória da arte produzida no estado.

“Cada instituição precisa divulgar sua importância histórica e a sua linha do tempo. Esse acervo é um dos maiores tesouros da Ufes. Ter a guarda dele é uma grande responsabilidade da Secult, e mantê-lo em conservação e manutenção, o grande desafio”, afirma o secretário.

Olhares Além do Tempo fica aberta à visitação até o dia 30 de agosto, de segunda a sexta-feira, das 9 às 12 horas e das 13 às 17 horas. Visitas em grupo podem ser agendadas pelo e-mail educativogaleria.secult@ufes.br ou pelo telefone (27) 4009-2371.

Texto: Leandro Reis