O e-mail ainda contém link malicioso. Para saber se foram convocados, mesárias e mesários devem entrar no site do TRE-ES (www.tre-es.jus.br), diz o TRE-ES em nota
Os eleitores devem ficar atentos e não clicar em links enviados por criminosos, que se dizem ser da Justiça Eleitoral, e estão enviando falsos e-mails de suposta convocação para mesário. De acordo com o Tribunal Regional Eleitoral do Espírito Santo (TRE-ES), os falsos os e-mails chegam com títulos como “[Aviso Eleições] – Convocação para trabalhar nas Eleições Municipais 2024” e “[TSE][URGENTE] – Você foi selecionado para ser MESÁRIO – ELEIÇÕES 2024”.
Com esse título chamativo, os golpistas colocam na mensagem a solicitação para que faça o acesso ao site “tse-jus-br-2024.online” para uma suposta atualização de dados. Na criatividade para iludir o eleitor, os criminosos ainda colocam numeração da suposta convocação, como “CONV.654198111/24-2-KOTEGSR-2:50:28 AM” e “[TSE][URGENTE] – Você foi selecionado para ser MESÁRIO ELEIÇÕES 2024 – EL-198237”.
TRE-ES diz que não está sendo solicitado atualização de dados
O TRE-ES informa que os e-mails não foram enviados pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) e nem pelos 27 tribunais regionais eleitorais (TREs). Além disso, o site não pertence à Justiça Eleitoral. “A nomeação de mesários é realizada por edital publicado pela juíza ou pelo juiz da zona eleitoral”, lembra.
Embora a convocação possa ser feita de forma presencial e por e-mail, WhatsApp e carta, mesárias e mesários não são chamados para atualizar dados cadastrais, pois essas informações já constam do cadastro eleitoral. Para confirmar se foi convocada ou convocado no Espírito Santo, a pessoa deve entrar na página da mesária e do mesário do site do TRE-ES.
Conteúdo analisado
De acordo com o TRE-ES, eleitoras e eleitores de diversas localidades brasileiras têm recebido e-mails suspeitos. “No corpo de ambos os e-mails, é exibido o seguinte texto: “Tribunal da Zona Eleitoral municipal. Convocação para trabalhar nas eleições”. Em seguida, é solicitado o acesso ao site falso “tse-jus-br2024.online” para atualização dos dados cadastrais e obtenção de mais informações sobre a suposta convocação.
Depois, a mensagem afirma que a pessoa já é uma mesária “confirmada” ou um mesário “confirmado” e que, em caso de desistência, será necessário atualizar o status de comparecimento pela página falsa.