Com a exclusão de possíveis candidatos de esquerda à presidência da República, meia dúzia de pré-canditados de centro-direita redigiram um manifesto em defesa da democracia. O documento foi denominado pelo grupo de “Manifesto Pela Consciência Democrática”, com o lançamento coincidindo com o aniversário de 57 anos do golpe militar.
Assinam o manifesto de centro-direita o ex-ministro da Saúde de Bolsonaro, Luiz Henrique Mandetta (DEM); o apresentador da Rede Globo, Luciano Huck (ainda sem partido); ex-ministro Ciro Gomes (PDT); governador João Doria (PSDB); governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite (PSDB) e o banqueiro João Amoedo. Este último é um dos fundadores do partido Novo, denominado no mercado político como sendo o “partido dos bancos”, cuja agremiação política atua com as velhas e condenadas práticas políticas.
Esvaziado
O documento divulgado pelos pré-candidatos ficou esvaziado por não trazer possíveis nomes à presidência de partidos de esquerda. Além da ausência do nome de Luiz Ignácio Lula da Silva ((PT), também não traz a assinatura do atual governador do Maranhão, Flávio Dino (PCdoB), cujo nome vem sendo avaliado para concorrer à presidência ou se coligar com o PT ou com outro partido de esquerda.
O documento não destaca o elevado nível de desemprego, o aumento da fome e da miséria, mas faz um contraponto nas recentes ameaças do presidente Jair Bolsonaro (sem partido) em articular um golpe de Estado. “Não há Democracia sem Constituição. Não há liberdade sem justiça. Não há igualdade sem respeito. Não há prosperidade sem solidariedade”, diz trecho do documento de apenas uma página.
“A Democracia é o melhor dos sistemas políticos que a humanidade foi capaz de criar. Liberdade de expressão, respeito aos direitos individuais, justiça para todos, direito ao voto e ao protesto. Tudo isso só acontece em regimes democráticos. Fora da Democracia o que existe é o excesso, o abuso, a transgressão, a intimidação, a ameaça e a submissão arbitrária do indivíduo ao Estado”, cita outro trecho do manifesto dos pré-candidatos de centro-direita.