fbpx
Início > Ifes promove educação inclusiva ao capacitar profissionais da rede pública

Ifes promove educação inclusiva ao capacitar profissionais da rede pública


Campus Ibatiba (ES) adota o WhatsApp para otimizar interações e ampliar o acesso aos cursos de formação continuada para servidores da Educação Básica


Ifes promove educação inclusiva ao capacitar profissionais da rede pública | Foto: Divulgação/Ifes

O Campus Ibatiba do Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes) promove educação inclusiva e de qualidade por meio de cursos de formação continuada para professores da Educação Básica, alcançando cerca de 20 municípios capixabas. Desde o início do programa, foram realizados 21 cursos de extensão e sete eventos voltados para a Educação, com 2.822 matrículas registradas desde a adoção do formato de Ensino a Distância (EaD) em 2020.

Em 2022, o Ifes identificou dificuldades de acesso ao Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) por parte dos cursistas e implementou uma nova metodologia: a oferta de cursos totalmente pelo WhatsApp. A experiência pioneira foi ampliada em 2023, com um curso direcionado a 740 servidores da Educação do município de Itapemirim (ES), onde as atividades eram orientadas pelo WhatsApp e as entregas ocorridas no AVA.

Para 2024, estão sendo desenvolvidas ações específicas para a Educação Infantil, com a distribuição de material didático organizado pelo campus. A iniciativa envolve três apostilas que já foram disponibilizadas, impressas ou digitalmente, para municípios como Lajinha (MG), Ibatiba (ES), Ibitirama (ES) e Santa Maria de Jetibá (ES). Além disso, uma capacitação foi oferecida para professores que utilizam o material em sala de aula. Atualmente, o projeto continua com a oferta de capacitação tanto pelo AVA quanto pelo WhatsApp.

Nova metodologia

A nova metodologia tem gerado resultados positivos entre os participantes. Para Flaviana Almeida, educadora de Ibitirama, o curso representou uma importante oportunidade de crescimento profissional. “A troca de experiências e o conhecimento compartilhado ao longo do curso certamente farão diferença em minha prática docente. Agradeço aos formadores pelo comprometimento e dedicação em nos guiar com tanta clareza e paciência”, destacou a professora.

Com uma carga horária de 40 horas distribuídas ao longo de cinco semanas, a capacitação via WhatsApp permite que as atividades sejam respondidas por meio de formulários online, facilitando o acesso e garantindo maior flexibilidade aos cursistas. Na turma mais recente, o curso conta com a participação de 80 educadores de Santa Maria de Jetibá e 96 cursistas no município pelo AVA.