O resultado surpreendeu positivamente aos proprietários da empresa e agradou aos funcionários-humanos
A Qnode, uma empresa japonesa da área de tecnologia da informação, sediada no bairro Suginami, em Tóquio, e que está no mercado há 21 anos inovou e está anunciando em portal na internet que possui nove gatos. Os felinos exercem “oficialmente” cargos de chefe de seção à presidente. O intuito é transformar o ambiente de trabalho em um local agradável, onde os felinos exercem a função de reduzir o estresse dos funcionários.
De acordo com o diário japonês editado em inglês, The Mainichi, os benefícios de empregar gatos incluem promover a comunicação ativa entre funcionários humanos, cuidando de seus colegas de trabalho felinos e ajudando a diminuir a distância emocional entre funcionários humanos. Ter gatos no escritório também ajuda a melhorar a imagem da empresa, alega a empresa.
Vendas
A equipe de gatos pertence ao seu departamento de vendas, onde são responsáveis por acalmar seus colegas humanos, bem como por relações públicas nas redes sociais. O emprego de felinos na empresa já ocorre há 20 anos e começou em 2004, um ano após a Qnode ter sido fundada, quando acolheu Futaba, uma gata que estava em um orfanato em um restaurante de sushi do mesmo bairro.
Entre os benefícios que a direção da empresa relatou para o jornal japonês, estão a de promover a comunicação ativa entre funcionários humanos, cuidando de seus colegas de trabalho felinos e ajudando a diminuir a distância emocional entre funcionários humanos. Ter gatos no escritório também aparentemente ajuda a melhorar a imagem da empresa.
O funcionário não-gato Yuki Igarashi, 26 anos, deu a seguinte declaração ao ao jornal com um sorriso: “Estamos principalmente colados à cadeira na frente do computador, então ter os gatos nos interrompendo é a quantidade certa de mudança de ritmo”
Acessibilidade
A Qnode fica sediada no Edifício Neko, um prédio de quatro andares onde ficam as instalações de seu escritório, mas quando comprou o imóvel quatro anos atrás, decidiu em oferecer melhor acessibilidade aos gatos. Para isso promoveu uma reforma, adotando passarelas para gatos e outros recursos para criar um melhor ambiente de trabalho para os trabalhadores felinos. A empresa declara em seu portal que teve em 2023 um faturamento com vendas de 160 milhões de ienes (R$ 6,29 milhões).
O diretor-executivo ou Chief Executive Officer (CEO) da Qnode, Nobuyuki Tsuruta, 55 anos, disse: “O trabalho não deve ser sobre suportar e ser excessivamente formal; é melhor fazê-lo em um ambiente mais livre com pensamento flexível.” A empresa está anunciando recrutamento de novos funcionários humanos para atuar no desenvolvimento de aplicativos para iPhone e Android, mas entre as exigências está “gostar de gatos.”
Conheça o perfil da cada funcionário-gato:
1) Futaba
Cargo: Presidente
Idade: A empresa diz que é segredo
Gênero: Menina
2) Leite
Cargo: Diretor
Idade: 17 anos
Gênero: Menino
3) Hana
Cargo: Chefe de Seção
Idade: 16 anos
Gênero: Menino
4) Chimaki
Título: Secretário
Idade: A empresa diz que é segredo
Gênero: Menina
5) Ribon
Cargo: Chefe de Seção
Idade: a empresa diz que é “segredo da virgem”
Gênero: Menina
6) Sakura
Cargo: Chefe
Idade: filhote
7) Mii
Posição: Auditoria
Idade: 15 anos
Gênero: Menina
8) Gergelim
Título: Diretor
Idade: Estima-se que tenha 10 anos
Gênero: Menino
9) Chaco
Título: Gerente
Idade: Estimada em 11 anos
Gênero: Menina