fbpx
Início > Pesquisadores da Ufes lançam livro sobre a ditadura militar no Brasil

Pesquisadores da Ufes lançam livro sobre a ditadura militar no Brasil


A obra analisa o período da ditadura no Brasil, rememorando os 60 anos do golpe militar por meio de pesquisas realizadas no Espírito Santo, além de abordar dilemas do presente


Pesquisadores da Ufes lançam livro sobre a ditadura militar no Brasil | Imagens: Evandro-Teixeira/Instituto-Moreira-Salles e Ufes

Na última semana o Centro Cultural Triplex Vermelho, localizado na Praça Costa Pereira, no Centro Histórico de Vitória (ES) foi o cenário para o lançamento do livro Brasil e as disputas do tempo presente: da Ditadura Militar às Comissões da Verdade (1964-2024). A obra foi redigida por pesquisadores do Laboratório de Estudos em História do Tempo Presente da Ufes (LabTempo).

O professor Pedro Ernesto Fagundes, do Departamento de História, juntamente com os doutorandos Ariel Batista e Brenda Bernardes e a mestranda Erika Oliveira, do Programa de Pós-graduação em História (PPGHIS) são os autores da obra literária. A obra analisa o período da ditadura no Brasil, rememorando os 60 anos do golpe militar por meio de pesquisas realizadas no Espírito Santo, além de abordar dilemas do presente. O livro tem a indicação de preço de R$ 20,00.

Três partes

A edição está estruturada em três partes: História do Tempo Presente, Ditadura Militar e Nova República; Os debates na imprensa: entre a religião e a política; e Dimensões transnacionais e locais: difamações no exterior e violência política no Estado do Espírito Santo. O livro conta ainda com lista de siglas, cronologia dos eventos e prefácio da historiadora e professora da Universidade Federal Fluminense (UFF) Angélica Müller.

“O livro nasceu de pesquisas desenvolvidas no mestrado e no doutorado do PPGHIS para abrir diálogos com a sociedade acerca da ditadura militar, tão presentes, urgentes e ainda muito vivas no debate público brasileiro”, afirma Fagundes. Mais informações podem ser obtidas por meio do perfil do LabTempo no Instagram.

Texto: Redação do Grafitti News com Thaísa Mascarenhas (bolsista/Ufes)