Documento reduz fraudes, amplia e unifica padrões. Serviço é gratuito e está disponível nas 27 Unidades da Federação. No país, mais de 13,4 milhões de CINs já foram expedidas
Mais segura, unificada e com o CPF como referência, a Nova Carteira de Identidade Nacional (CIN) já está sendo emitida nas 27 Unidades da Federação. O documento estrutura cadastros administrativos, amplia verificações de segurança e reduz problemas de fraude. Em todo o país, mais de 13,4 milhões foram emitidos até o fim de setembro, segundo informações do sistema de monitoramento do Governo Federal.
Até o momento, o estado do Espírito Santo expediu 144.845 carteiras, o que corresponde a 3,53% da população capixaba. São 78,5 mil registros de pessoas do sexo feminino (54,2%) e 66,2 mil do sexo masculino (45,7%). A média de emissão é de 175 por dia e 5,1 mil por mês. Apenas no mês de setembro, foram 11.369 documentos registrados no estado.
No recorte por idade, quem mais tem se beneficiado do serviço é a parcela da população de 15 a 19 anos. São 19,8 mil pessoas dessa faixa etária (13,7% do total no Espírito Santo). A segunda faixa com maior número de registros é a entre 10 e 14 anos, com 18,4 mil emissões no estado (12,7% do total).
“A gente está buscando melhorar a identificação dos brasileiros. Isso é mais do que uma pauta só de segurança. O novo documento vai permitir que a gente melhore a qualidade do serviço público prestado, na medida em que temos um cidadão, agora, perfeitamente identificado. Então, a gente pode fazer uma política pública focada no cidadão, na sua jornada de vida e na sua necessidade”, ressaltou o secretário de Governo Digital do Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI), Rogério Mascarenhas.
Pessoas com deficiência
A nova Carteira de Identidade Nacional pode contemplar símbolos internacionais que identificam pessoas com deficiência visual e/ou auditiva, Transtorno do Espectro Autista (TEA) e pessoas com deficiência intelectual. Dos 13,4 milhões de documentos emitidos até o fim de setembro em todo o país, 210 mil foram registrados por pessoas com deficiência.
No Espírito Santo, 3.602 pessoas com deficiência já emitiram o documento. Desse universo, 2.245 são de pessoas com Transtorno do Espectro Autista (58,2%), 766 pessoas com deficiência intelectual (19,8%), 420 com deficiência física (10,9%), 251 com deficiência visual (6,5%) e 172 com deficiência auditiva (4,4%).
Onde o capixaba pode obter a nova Carteira de Identidade
O Governo Federal indica o portal da Polícia Civil do Espírito Santo, neste link. O interessado deve evitar fazer a solicitação em um posto da Polícia Civil, porque além de ter de fazer agendamento, o prazo de entrega é demorado. A maior rapidez é obtida nos cartórios, que tem a autorização de emitirar a mesma nova carteira oficial.
Para isso, ao entrar o link da Polícia Civil, deve ser observada as opções apresentadas e clicar em Pesquisar Posto ou Cartório, e ali digitar o município, onde aparece os locais que deverá fazer a solicitação. Nem todos os municípios tem cartórios autorizados e, nesse caso, tem que ter paciência e esperar o atendimento no posto da Polícia Civil.
Ainda há um agendamento on-line da Polícia Civil, que deve ser feito no portal agenda.es.gov.br que é irritante, uma vez que exige uso de senha para entrar no portal Gov.br ou anda o portal estadual Acesso Cidadão. Esse grau de dificuldade prejudica às pessoas do interior, com pouco manejo em uso de internet, ou ainda a idosos que não tem o hábito de uso de senhas e de manuseio em informática. O cartório é a melhor opção para quem deseja tirar a primeira ou segunda via da Carteira de Identidade, já que pode fazer o agendamento pelo telefone ou WhatsApp.