fbpx
Início > Mais de 144,8 mil Carteiras de Identidade Nacional foram emitidas no Espírito Santo

Mais de 144,8 mil Carteiras de Identidade Nacional foram emitidas no Espírito Santo


Documento reduz fraudes, amplia e unifica padrões. Serviço é gratuito e está disponível nas 27 Unidades da Federação. No país, mais de 13,4 milhões de CINs já foram expedidas


Mais de 144,8 mil Carteiras de Identidade Nacional foram emitidas no Espírito Santo | Foto: Divulgação/Governo Federal

Mais segura, unificada e com o CPF como referência, a Nova Carteira de Identidade Nacional (CIN) já está sendo emitida nas 27 Unidades da Federação. O documento estrutura cadastros administrativos, amplia verificações de segurança e reduz problemas de fraude. Em todo o país, mais de 13,4 milhões foram emitidos até o fim de setembro, segundo informações do sistema de monitoramento do Governo Federal.

Até o momento, o estado do Espírito Santo expediu 144.845 carteiras, o que corresponde a  3,53% da população capixaba. São 78,5 mil registros de pessoas do sexo feminino (54,2%) e 66,2 mil do sexo masculino (45,7%). A média de emissão é de 175 por dia e 5,1 mil por mês. Apenas no mês de setembro, foram 11.369 documentos registrados no estado.

No recorte por idade, quem mais tem se beneficiado do serviço é a parcela da população de 15 a 19 anos. São 19,8 mil pessoas dessa faixa etária (13,7% do total no Espírito Santo). A segunda faixa com maior número de registros é a entre 10 e 14 anos, com 18,4 mil emissões no estado (12,7% do total).

“A gente está buscando melhorar a identificação dos brasileiros. Isso é mais do que uma pauta só de segurança. O novo documento vai permitir que a gente melhore a qualidade do serviço público prestado, na medida em que temos um cidadão, agora, perfeitamente identificado. Então, a gente pode fazer uma política pública focada no cidadão, na sua jornada de vida e na sua necessidade”, ressaltou o secretário de Governo Digital do Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI), Rogério Mascarenhas.

A obtenção da nova Carteira de Identidade traz dificuldade para idosos e pessoas que não tem conhecimentos em informática ou manuseio de internet, além de quem mora em lugarejos do interior sem acesso à internet | Foto: Freepik

Pessoas com deficiência

A nova Carteira de Identidade Nacional pode contemplar símbolos internacionais que identificam pessoas com deficiência visual e/ou auditiva, Transtorno do Espectro Autista (TEA) e pessoas com deficiência intelectual.  Dos 13,4 milhões de documentos emitidos até o fim de setembro em todo o país, 210 mil foram registrados por pessoas com deficiência.

No Espírito Santo, 3.602 pessoas com deficiência já emitiram o documento. Desse universo, 2.245 são de pessoas com Transtorno do Espectro Autista (58,2%), 766 pessoas com deficiência intelectual (19,8%), 420 com deficiência física (10,9%), 251 com deficiência visual (6,5%) e 172 com deficiência auditiva (4,4%).

Onde o capixaba pode obter a nova Carteira de Identidade

O Governo Federal indica o portal da Polícia Civil do Espírito Santo, neste link. O interessado deve evitar fazer a solicitação em um posto da Polícia Civil, porque além de ter de fazer agendamento, o prazo de entrega é demorado. A maior rapidez é obtida nos cartórios, que tem a autorização de emitirar a mesma nova carteira oficial.

Para isso, ao entrar o link da Polícia Civil, deve ser observada as opções apresentadas e clicar em Pesquisar Posto ou Cartório, e ali digitar o município, onde aparece os locais que deverá fazer a solicitação. Nem todos os municípios tem cartórios autorizados e, nesse caso, tem que ter paciência e esperar o atendimento no posto da Polícia Civil.

Ainda há um agendamento on-line da Polícia Civil, que deve ser feito no portal agenda.es.gov.br que é irritante, uma vez que exige uso de senha para entrar no portal Gov.br ou anda o portal estadual Acesso Cidadão. Esse grau de dificuldade prejudica às pessoas do interior, com pouco manejo em uso de internet, ou ainda a idosos que não tem o hábito de uso de senhas e de manuseio em informática. O cartório é a melhor opção para quem deseja tirar a primeira ou segunda via da Carteira de Identidade, já que pode fazer o agendamento pelo telefone ou WhatsApp.