Os interessados podem se inscrever até a data da realização do evento, que ocorrerá nos dias 6 e 7 de novembro
Os estudantes do Programa de Pós-Graduação em Oceanografia Ambiental (PPGOAm) da Ufes realizam, nos dias 6 e 7 de novembro, a I Jornada Capixaba da Ciência Oceânica, que acontecerá no auditório do IC-II, no Centro de Ciências Humanas e Naturais (CCHN), no campus de Goiabeiras. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas por meio deste link. Os participantes terão direito a certificado.
Com o tema Perspectivas para a Década do Oceano no Espírito Santo, a jornada é dirigida a pesquisadores, ativistas, líderes comunitários e gestores que partilham o interesse em debater o futuro das Ciências Oceânicas no estado. O objetivo do evento é promover debates e desenvolver estratégias voltadas à proteção e à sustentabilidade dos oceanos.
A jornada contará com palestra, seis painéis e duas mesas-redondas com temas que envolvem o oceano e seus desafios. A palestra magna O que é a Década do Oceano? A ciência que precisamos para o oceano que queremos será ministrada pelo oceanógrafo Leopoldo Gerhardinger, que integra o Comitê Diretor do Gabinete de Coordenação da Década para Ligar as Pessoas e o Oceano da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO) e do Conselho Internacional de Ciência. Haverá ainda a exibição do curta-metragem Corpo Jucu.
Os painéis, organizados com foco nos resultados esperados pela Década do Oceano, serão permeados de discussões sobre conservação, inovação e o papel das ciências oceânicas no Espírito Santo. O encerramento se dará com apresentação da banda de congo Amores da Lua. Veja aqui a programação completa.
Mobilização
A Década da Ciência Oceânica para o Desenvolvimento Sustentável (2021-2030) é uma iniciativa da Organização das Nações Unidas (ONU) para conscientizar a população e mobilizar ações que visem à saúde e à sustentabilidade dos oceanos. “Ela nos convida a repensar nossa relação com o mar, promovendo pesquisa, inovação e cooperação global para garantir o uso sustentável de seus recursos”, destaca um dos membros da comissão organizadora, a estudante de oceanografia Pilsen Ca’lía.
“A Jornada Capixaba da Ciência Oceânica surge desse movimento, trazendo a discussão para um contexto regional. O evento busca entrelaçar saberes diversos, fortalecendo o elo entre a sociedade capixaba e discutindo os desafios que envolvem a conservação dos mares e ecossistemas costeiros, que são tão essenciais para nossa existência”, conclui. Mais informações sobre a jornada estão disponíveis no perfil da I Jornada Capixaba da Ciência Oceânica no Instagram.
Texto: Thaísa Mascarenhas (bolsista)