O empresário que ganhar a licitação vai poder cobrar pedágio no trecho entre Betim e Uberaba, em Minas Gerais, pelo prazo de 30 anos. Segundo o próprio Governo, o alto trafego de veículos garante uma alta lucratividade a quem vencer o leilão. A BR 262 se inicia em Vitória (ES)
O Governo Federal marcou para esta quinta-feira, 31 de outubro o leilão para a privatização de trecho da BR-262 em Minas Gerais. Será concedido o percurso entre as cidades mineiras de Betim, na Região Metropolitana de Belo Horizonte (MG) e Uberaba (MG), conhecido como Rota do Zebu. Após o início da operação por empresários, os usuários terão de pagar pedágio.
O quilômetro zero da BR 262 se iniciava originalmente em Jardim América em Cariacica (ES). Posteriormente, para justificar participação financeira da União na construção da Segunda Ponte, o início foi transferido para o acesso à ponte, ao lado da Rodoviária de Vitória (ES). Com a municipalização do trecho dentro de Cariacica, agora a BR 262 se inicia em Viana, logo após a a divisa com Cariacica, que tem como referência a Ceasa-ES, e termina na divisa com a Bolívia, no município de Corumbá (MS).
Elevada lucratividade para quem vencer a licitação
De acordo com nota do Governo Federal, “a BR-262 (MG) desempenha um papel estratégico na infraestrutura rodoviária nacional, ligando Belo Horizonte a importantes cidades do Triângulo Mineiro, como Uberaba e Uberlândia, regiões de forte relevância econômica. Com isso, o grupo empresarial que conquistar a privatização terá a certeza de que obterá a certeza de que terá elevada lucratividade.
Segundo dados levantados pela Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), diariamente, cerca de 4,4 milhões de pessoas utilizam essa via, garantido uma elevada receita proveniente da cobrança de pedágio. O Governo alega que o vencedor terá que promover uma modernização ao longo dos 30 anos de concessão, dos quais R$4,4 bilhões serão destinados a novas obras e R$4,1 bilhões à operação e manutenção.
Com a elevada receita de pedágio, o grupo investidor terá que promover diversas melhorias ao longo dos 438,9 km que serão administrados pela iniciativa privada, desde o entroncamento com a BR-381/MG (Betim/MG) até a BR-050/MG (Uberaba/MG). Entre os destaques estão:
- -44,3 km de duplicação;
- -168,8 km de faixas adicionais;
- -Construção de 10 viadutos, 17 passarelas e uma passagem subterrânea;
- -Criação de uma rampa de escape, além de pontos de parada e descanso.
A nova concessão, que é uma forma de privatização de um bem público por um prazo definido, inclui o uso intensivo de tecnologia, como a instalação de um sistema de Detecção Automática de Incidentes e Gestão de Tráfego, monitoramento por 221 câmeras e dois sistemas meteorológicos. Para aumentar a segurança e o conforto dos usuários, também serão implantados iluminação em LED, comunicação 4G e Serviço de Atendimento ao Usuário (SAU), com ambulâncias, guinchos e apoio médico.
“A nova concessão da Rota do Zebu vai não apenas melhorar a infraestrutura, mas também impulsionar a economia local, beneficiando diretamente o escoamento de produtos e o transporte de pessoas”, afirma o Governo Federal em nota O leilão, previsto para esta quinta-feira, 31 de outubro.
Serviço:
A sessão pública será realizada no dia 31 de outubro, na B3, em São Paulo, com transmissão ao vivo na TVB3. https://www.youtube.com/@bolsadobrasil
Leilão BR-262/MG
Dia 31/10
B3 S.A. – São Paulo (SP)
B3 S.A – Rua XV de Novembro, 275, Centro, São Paulo (SP)