fbpx
Início > Para fortalecer o Sindipúblicos-ES, dirigente pede a servidores não filiados que se filiem

Para fortalecer o Sindipúblicos-ES, dirigente pede a servidores não filiados que se filiem


“O Estado é o nosso empregador, e como todo empregador, quer extrair ao máximo a nossa força de trabalho. Precisamos estar juntos na luta para garantir nossos direitos e evitar retrocessos. Os direitos que temos hoje são fruto de muita luta de outras gerações, e não podemos tomá-los como garantidos”, diz Silvia Sardenberg, reeleita para o cargo de secretária-geral da entidade sindical


Para fortalecer o Sindipúblicos-ES, dirigente pede para servidores não filiados, que se filiem. No detalha, a secretária-geral Sílvia Sardenberg | Imagens: Divulgação

Reeleita para o cargo de secretária-geral do Sindicato dos Trabalhadores e Servidores Públicos do Estado do Espírito Santo (Sindipúblicos-ES), a servidora do Instituto Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Iema), Silvia Sardenberg, apela para que os servidores não filiados reflitam sobre a importância da união e se filiem à entidade sindical.

“O Estado é o nosso empregador, e como todo empregador, quer extrair ao máximo a nossa força de trabalho. Precisamos estar juntos na luta para garantir nossos direitos e evitar retrocessos. Os direitos que temos hoje são fruto de muita luta de outras gerações, e não podemos tomá-los como garantidos”, alerta. Ela foi eleita na nova diretoria para o triênio 2025/2027.

Com essa mensagem, a diretora reeleita reforça seu compromisso com a defesa dos servidores públicos, destacando a importância da mobilização contínua para assegurar melhores condições de trabalho e evitar retrocessos nas conquistas obtidas. “Acredito que minha organização e experiência podem contribuir para a Secretaria Geral, onde continuo nesse novo mandato”, afirmou a diretora reeleita em artigo divulgado pelo sindicato.

Trajetória no ativismo

Antes de ingressar na diretoria do Sindipúblicos, entre 2011 e 2012, Silvia participou da coordenação financeira da Associação de Servidores do Iema (Assiema), onde atuou em uma greve conjunta com o Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper) em busca de melhores salários.

Agora, como parte da nova gestão do Sindipúblicos, Sardenberg enxerga grandes desafios pela frente, sobretudo na defesa do serviço público. Para ela, uma das prioridades é lutar por concursos públicos em todas as áreas de atuação do governo. “Não podemos deixar esses espaços nas mãos de comissionados que mudam a cada 4 anos. Precisamos que servidores efetivos e comprometidos com o futuro da sociedade capixaba ocupem esses postos”, declarou.

Outro ponto de preocupação para Sardenberg é a recomposição salarial dos servidores, que já acumula perdas de mais de 50% nos últimos 20 anos. “Como ficarão nossas aposentadorias desse jeito?”, questiona.

Ela também ressaltou a importância de revisar as leis de promoção que afetam as mulheres servidoras. “É inaceitável que, em pleno 2024, as mulheres ainda sofram discriminações em um Estado que possui uma Secretaria de Mulheres. As leis precisam tratar de forma diferenciada as pessoas, especialmente as mulheres, que desempenham o trabalho de cuidado na sociedade.”

Formada em Biologia pela UFRJ em 2002, Silvia Sardenberg possui especialização em Educação Ambiental e mestrado em Biodiversidade em Unidades de Conservação. Atualmente, ela cursa Ciências Sociais na UFES. Com 19 anos de serviço público, ela trabalha no Iema desde 2005, sempre atuando na área ambiental.