A Prefeitura de Vitória (ES) está anunciando que já promoveu a limpeza e que neste ano os dois cemitérios municipais vão ter apresentações musicais de violino
Neste sábado (2) ocorre a celebração de Finados na maioria dos países ocidentais. A data é lembrada há mais de mil anos e é um importante ritual religioso da tradição cristã da Igreja Católica. A data relembra os entres queridos das famílias que já morreram e o intuito é rezar pela alma deles. A Prefeitura de Vitória (ES) está anunciando que os cemitérios municipais passaram por uma preparação para receber os visitantes que desejam prestar suas homenagens.
Desde às origens do cristianismo primitivo, os cristãos rezavam por seus mortos. O costume de rezar pelos mortos foi sendo introduzido paulatinamente na liturgia da Igreja Católica romana. O principal responsável pela instituição de uma data específica dedicada à alma dos mortos foi o monge beneditino Odilo (ou Odilon) de Cluny (962-1049).
Cluny foi abade em Borgonha, na França, que na época era uma das principais abadias construídas no mundo medieval. Foi em 2 de novembro do ano de 998 que Odilo instituiu aos membros de sua abadia e a todos aqueles que seguiam a Ordem Beneditina a obrigatoriedade de se rezar pelos mortos. A partir do século XII, essa data popularizou-se em todo o mundo cristão medieval como o Dia de Finados, e não apenas no meio clerical.
Vitória
A capital do Espírito Santo conta com dois cemitérios municipais. O de Santo Antônio, o primeiro cemitério do Estado, e que fica no bairro do mesmo nome. Antes de sua construção, o Centro Histórico de Vitória era onde morava praticamente a maioria dos habitantes da ilha de Vitória. As famílias tinham que pertencer a uma ordem religiosa, para ter direito de promover o enterro de seus entes ao redor da igreja católica em que eram vinculados.
O bairro Santo Antônio foi escolhido no final do século XIX para localização de vários cemitérios. O Cemitério de Santo Antônio foi construído no século XIX com a proibição de enterros em igrejas, mas ganhou mais importância no século XX. Em 1911 foi inaugurado o serviço de bondes elétricos, com duas linhas, uma de Santo Antônio ao Suá, outra que unia a Cidade Alta à Cidade Baixa.
No dia 1º de maio de 1912, foi aberto o cemitério de Santo Antônio, e estabeleceu-se o enterro feito com bonde, com um carro levando o caixão e outro, os acompanhantes. O outro é o Cemitério da Boa Vista, mais conhecido como Cemitério de Maruípe, localizado na Avenida Adolpho Cassoli, 314, Bairro São Cristóvão.
Apresentação de violinos nos cemitérios
A Prefeitura de Vitória está destacando que para o Dia de Finados os dois cemitérios municipais vão ter apresentações musicais de violino, que acontecerão das 8h às 17h, encerrando as atividades do dia com um tom de serenidade e respeito.
Segundo Elder Fernandes, subsecretário da Central de Serviços, essa data é uma ocasião de reverência, de cuidado e respeito com as pessoas que vão ao cemitério para visitar seus entes queridos. “A equipe da prefeitura está engajada para receber essas pessoas da melhor forma possível, buscando oferecer o conforto e ambiente para esse momento.”
Cuidados
Para manter a segurança e a ordem nos cemitérios, é importante que os visitantes sigam algumas regras estabelecidas. O acendimento de velas, por exemplo, deve ser feito apenas nos cruzeiros, que são espaços apropriados para essa prática. Além disso, é proibida a venda de qualquer produto dentro dos cemitérios.