fbpx
Início > Estudo da Ufes sobre automação se destaca no Congresso Brasileiro de Automática

Estudo da Ufes sobre automação se destaca no Congresso Brasileiro de Automática


As pesquisas da Ufes ficaram os três melhores trabalhos apresentados no evento, que foi realizado no Rio de Janeiro


Estudo da Ufes sobre automação se destaca no Congresso Brasileiro de Automática | Foto: Divulgação/Ufes

Estudantes e professores do Departamento de Engenharia Elétrica receberam uma menção honrosa pelo artigo apresentado no XXV Congresso Brasileiro de Automática (CBA2024), realizado no Rio de Janeiro. O evento reuniu pesquisadores e profissionais da academia e da indústria para apresentação de pesquisas abordando aspectos da engenharia elétrica, com foco em controle e automação. O trabalho premiado é assinado pelos estudantes Fellipe Spagnol, Natan dos Santos Rosa, Lucas Nunes e Wolmar Araujo Neto, e conta com a contribuição dos professores Rafael Cordeiro, Mário Sarcinelli Filho e Daniel Villa.

O artigo propõe uma metodologia de controle para conduzir um robô de forma mais segura por determinado trajeto, evitando obstáculos em seu caminho. Foi avaliado o desempenho de diferentes técnicas para controle de robôs autônomos em tarefas cooperativas. Essas tarefas, por exemplo, são executadas com um robô terrestre andando por uma estrada enquanto um robô aéreo voa sobre ele, realizando uma vistoria mais ampla do ambiente. Utilizando esses equipamentos e seguindo uma metodologia que considera técnicas de espaço nulo e uma estrutura virtual, foram alcançados resultados promissores e que podem contribuir para pesquisas futuras.

A teoria na prática

O estudante Fellipe Spagnol, que foi quem apresentou o artigo em palestra oral, declara que poder aplicar os conceitos teóricos em um estudo prático foi a principal contribuição acadêmica do projeto. Ele afirma ainda que, em cursos de engenharia, muitos conceitos são complexos e difíceis de serem absorvidos devido à ausência de aplicações para resolver problemas.

“Escuto de colegas que nós estudamos muitas coisas que não iremos utilizar na prática, o que acaba desanimando a maioria. Então, para mim, essa menção honrosa é um grande incentivo. Ver que o nosso trabalho foi reconhecido como um dos melhores da graduação do país inteiro mostra que estamos no caminho certo, incentivando a continuar estudando e desenvolvendo mais trabalhos.

Para o professor Mário Sarcinelli Filho, estimular a participação dos alunos em eventos acadêmicos é muito positivo, pois promove a divulgação científica e estimula os estudantes a seguirem a carreira acadêmica. Ele pondera ainda que a interação com alunos de outras instituições colabora na autoavaliação. “Ao interagir com estudantes de outras instituições é possível visualizar trabalhos, aprender, comparar e reconhecer também que os nossos projetos são muito significativos perto de outros. Essa observação panorâmica resulta em uma grande motivação para os alunos”, afirma Sarcinelli.