fbpx
Início > População de Guarapari é convidada para debater privatização do Parque Paulo César Vinha

População de Guarapari é convidada para debater privatização do Parque Paulo César Vinha


A audiência pública ocorrerá por iniciativa da Assembleia Legislativa do Espírito Santo e ocorrerá nesta quarta-feira (27), em Santa Mônica, Guarapari, a partir das 19 horas


População de Guarapari é convidada para debater privatização do Parque Paulo César Vinha | Imagem: Divulgação/Redes sociais

A reunião extraordinária da Comissão de Proteção ao Meio Ambiente da Assembleia Legislativa do Espírito Santo (Ales), que vai debater a privatização de seis unidades de conservação, os parques estaduais, proposta pelo governador Renato Casagrande (PSB) será nesta quarta-feira (27), em Guarapari. Segundo a Ales, toda a população está sendo convidada. O evento será no Auditório da EMEIEF Professor José Antônio de Miranda, Santa Mônica, Guarapari (ES, a partir das 19 horas.

A população está sendo convocada, após uma representante da Federação das Indústrias do Espírito Santo (Findes) ter revelado que a classe empresarial já tomou conhecimento dos detalhes da privatização, enquanto a proposta nesse sentido não foi apresentada para a população, ´pesquisadores e estudiosos na fauna e na flora capixaba. Segundo essas pessoas, o Governo estadual descumpriu normas legais que exigem a realização de audiências públicas.

Parque Paulo Cesar Vinha

O foco central nesse debate em Guarapari é a ameaça à biodiversidade existente no Parque Estadual Paulo Cesar Vinha, que passa a ficar ameaçada com a proposta de concessão por 35 anos, renováveis por mais 35 anos, propostas pelo governador Renato Casagrande. A concessão é uma forma de privatização de um bem público por um tempo determinado, já que quem vai mandar e extrair dinheiro será um empresário privado.

Pesquisadores garantem que só o fato de incluir esse parque no projeto de privatização, provoca um desrespeito à memória do biólogo e militante ambientalista Paulo César Vinha. Ele foi assassinado pelos ladrões de areia dessa área, que ganhou o seu nome, pelos irmãos  Ailton Barbosa Queiroz, o autor dos disparos, e José Barbosa Queiroz em  28 de abril de 1993. Vinha perdeu a vida na defesa dessa área de restinga, agora ameaçada pelo turismo em massa.

O Estado pretende que o grupo empresarial instale estacionamento para 500 carros, tirolesa, restaurantes, albergues para estadia, entre outros equipamentos para turismo em massa. No local há animais raros listados como em extinção e que poderão vir a ser dizimados com a privatização.

A reunião extraordinária da Comissão de Meio Ambiente será na EMEIEF Professor José Antônio de Miranda, Rua Andaluzita, nº 369, Santa Mônica, Guarapari (ES) | Foto: Divulgação/Prefeitura de Guarapari

Serviço:

Reunião Extraordinária da Comissão de Proteção ao Meio Ambiente

Local: Auditório da EMEIEF, Professor José Antônio de Miranda, Santa Mônica, Guarapari (ES)

Endereço: Rua Andaluzita, nº 369, Santa Mônica, Guarapari

Horário: 19 horas