Matemática, Ciências Biológicas, Música, (bacharelado), Matemática Industrial, Biblioteconomia, Arquivologia, Educação do Campo (São Mateus) e Filosofia tiveram a nota 5, a máxima concedida pelo MEC
Os cursos de Matemática, Ciências Biológicas, Música e Filosofia (bacharelado), no campus de Goiabeiras; Matemática Industrial, no campus de São Mateus; e Biblioteconomia EaD tiveram aumentadas as notas nas últimas avaliações feitas pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), do Ministério da Educação (MEC), alcançando a nota máxima (5) neste segundo semestre.
Já os cursos de Arquivologia (Goiabeiras) e Educação do Campo (São Mateus) mantiveram a nota 5 que haviam conquistado em avaliações anteriores. Também foram avaliados e mantiveram a nota 4 os cursos de Física EaD e Ciências Sociais (bacharelado), ambos em Goiabeiras. As avaliações foram realizadas no período de 23 de setembro a 8 de novembro.
“Recebemos a avaliação com tranquilidade e muita alegria, por vermos o reconhecimento do trabalho de todos que contribuem para a existência do curso”, afirmou a coordenadora do Colegiado de Filosofia, Thana Mara de Souza. O bacharelado em Filosofia foi avaliado pela primeira vez com nota 5 desde 2015. A coordenadora destacou o apoio logístico para as reuniões e para a visita aos espaços do Centro de CHN e da Biblioteca Central. “A estrutura e o apoio da Secretaria de Avaliação Institucional (Seavin) e dos servidores técnicos do Centro de Ciências Humanas e Naturais e da Biblioteca foram fundamentais”.
Aprimoramento pedagógico
Luiz Carlos da Silva, coordenador do curso de Arquivologia na ocasião da preparação para o processo de avaliação, comemorou a manutenção do conceito. “Pela segunda vez obtivemos a nota máxima. Mantivemos o padrão de excelência que já havíamos alcançado e trabalhamos em cima das recomendações do MEC para melhorar ainda mais o curso. Essa nota 5 é resultado de um trabalho coletivo envolvendo professores, alunos e egressos, que contribuíram para o aprimoramento do processo pedagógico, e apoio da Seavin”, avalia o professor.
A secretária de Avaliação Institucional da Ufes, Leila Massaroni, destacou que o processo de avaliação institucional coordenado pelo Inep é um diagnóstico da qualidade dos cursos que tem sido oferecidos, o que é muito importante para a Instituição. “Essa qualidade vem sendo demostrada nos conceitos obtidos. Os conceitos 4 e 5 são os melhores, o que só vem confirmar a qualidade de ensino desses cursos da Ufes. Massaroni afirmou que outros cursos ainda estão passando por avaliação neste mês de novembro e outros cinco receberão a visita do Inep em dezembro.
Texto: Sueli de Freitas