fbpx
Início > Prefeitura de Cariacica inova e inaugura centro de mídia para gerar aulas pela TV aberta no ES

Prefeitura de Cariacica inova e inaugura centro de mídia para gerar aulas pela TV aberta no ES

Prefeitura de Cariacica inaugura o primeiro centro de mídias, para gerar aulas a serem exibidas na TV aberta | Foto: Ilustração/PMC

Com a inauguração do Centro de Mídias da Educação de Cariacica (Cemec), na tarde desta quarta-feira (7), a Prefeitura de Cariacica (PMC) será a pioneira no Espírito Santo a criar um canal de produção de conteúdos locais para o projeto #DeverEmCasaNaTV. O projeto é voltado para oferecer aos estudantes da rede munuicipal que não possuem acesso à internet, uma oportunidade em estudar neste período de pandemia do novo coronavírus (Covid-19). A programação será transmitida pela Record News nos canais 8.2, 8.3 e 8.4, como parte das atividades educacionais remotas.

Segundo a PMC, a inauguração será fechada, seguindo todos os protocolos de saúde. Os professores vão realizar a gravação das primeiras aulas já a partir das 14h desta quarta-feira. O Centro de Mídias está localizado na sede da Secretaria de Educação (Seme), na Rua da Laje, 13,no Bairro Itaquari,. A PMC acrescenta que a partir do mês de maio a Seme vai entrar com programação inédita.

Aulas pela TV aberta

“O Centro de Mídias da Educação é uma importante ferramenta pedagógica, uma vez que permitirá que os conteúdos de aprendizagem cheguem de forma organizada a todos/as os alunos matriculados da Educação Infantil à Educação de Jovens e Adultos. Entendemos que a TV é o meio de comunicação mais democrático e que seu uso será muito importante, sobretudo para os alunos que não têm acesso à internet.”, disse o secretário municipal de Educação, José Roberto Martins Aguiar.

Entre as atividades que serão desenvolvidas no Centro de Mídias estão exibição de vídeo aulas, que estimularão a interatividade dos estudantes com as atividades da TV, sob a orientação dos professores das escolas; exibição de palestras e de programas complementares; e realização de cursos de formação e aperfeiçoamento para os profissionais da educação municipal.

A Seme acrescentou que as ações realizadas pela Central de Mídias seguem a diretriz curricular nacional, ou seja, a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e o currículo do Estado do Espírito Santo.