fbpx
Início > Privatização dos parques estaduais no ES é tema de seminário em Alegre nesta quarta (4)

Privatização dos parques estaduais no ES é tema de seminário em Alegre nesta quarta (4)


O evento será realizado no campus da Ufes em Alegre (ES)


Privatização dos parques estaduais no ES é tema de seminário em Alegre nesta quarta (4). Acima, foto da Pedra Azul, ameaçada de ser privatizada pelo atual Governo do Espírito Santo | Imagem: Divulgação/Setur

A privatização que o Governo do Estado pretende realizar com as seis unidades de conservação do Espírito Santo, os parques públicos estaduais, vai ser debatida nesta quarta-feira (4), na sede da Ufes em Alegre (ES). O 1º Seminário de Vulnerabilidade Socioambiental – Unidades de Conservação e Sociedade é uma realização da Ufes e o Grupo de Estudos em Análise de Riscos e Desastres (Geard),

A concessão é uma modalidade de privatização, onde o empresário vai explorar comercialmente o patrimônio do Estado pelo prazo definido de 35 anos e renovável por mais 35 anos. O intuito do empresário é cobrar pelo uso do bem público e conseguir lucratividade.

O evento conta com o apoio da Pró-Reitoria de Extensão (ProEx), Ifes, Sindicato dos Petroleiros do Espírito Santo (Sindipetro-ES), Polo de Educação Ambiental da Mata Atlântica (Peama), Dutra Meio Ambiente, as deputadas estaduais Iriny Lopes (PT) e Camila Valadão (PSOL) e até da autora da proposta de privatização, a Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Recursos Hídricos.

Sociedade resiste à privatização

A privatização pretendida pelo atual Governo do Estado vem encontrando resistência da sociedade e principalmente dos estudiosos do meio ambiente, já que o processo prevê a montagem de equipamentos considerados inviáveis para áreas onde há animais e espécies botânicas em extinção. A proposta do Governo é instalar estacionamento para cinco mil veículos, instalar locais de hospedagens, tirolesas, teleféricos, lanchonetes, entre outros.

A concessão/privatização das Unidades de Conservação do Espírito Santo está prevista no Programa de Concessão do Governo do Estado (Decreto-R nº. 5409/2023) abrange os seguintes Parques Estaduais/Unidades de Conservação:

  • Cachoeira da Fumaça,
  • Forno Grande,
  • Mata das Flores,
  • Pedra Azul,
  • Paulo Cesar Vinha,
  • Itaúnas.

“Nós do Geard (Grupo de Estudos em Análise de Riscos e Desastres) não podemos ficar de fora desse diálogo e estamos propondo um Seminário na UFES de Alegre no dia 04 de dezembro de 2024 de 8h às 12h”, diz um dos organizadores no comunidade onde divulga o evento.

Abertura

A abertura será feita pela professora Juliana Lanna, bióloga, formada pela UFJF, com Mestrado e Doutorado em Botânica pela UFV. Coordenadora do Grupo de Estudos em Análise de Riscos e Desastres. Na Mesa I será debatido o tema “A importância das Unidades de Conservação para a proteção da Biodiversidade”, onde terá como mediador o professor Aramis Cortes, um geógrafo (Licenciatura e Bacharelado) pela UFRJ; especialização em Políticas Territoriais no Estado do Rio de Janeiro pela UERJ; Mestrado e Doutorado em Geografia pela UERJ; Pós-doutorado pelo PPGEH do Ifes Vitória.

Em seguida haverá palestras com os seguintes professores: Carolina Demétrio Ferreira, bióloga, com Graduação, Mestrado e Doutorado em Ciências Biológicas (Zoologia) pela Unesp. Tem experiência na área de Zoologia, com ênfase em Ornitologia, atuando principalmente nos seguintes temas: ecologia de comunidade, comportamento, bioacústica e anato omia.

O segundo palestrante será o professor Mário Garbin, bacharel em Ciências Biológicas e Mestre em Ecologia pela UFRGS. É Doutor em Ecologia pela UFRJ. É professor de Ecologia na Ufes e membro do PPGERN da UENF. Sua pesquisa se concentra na ecologia de comunidades vegetais na Floresta Atlântica.

O terceiro palestrante será o professor Geraldo Dutra, graduado em História, Especialista em Educação Ambiental e Recursos Naturais, Mestre em Agroecologia; Eco-historiador, palestrante; cofundador do PLant’Água. Possui experiência na área de Educação Socioambiental.

Segundo tema

Após o coffee-break, será instalada a Mesa II, que tem como tema “O Programa de Concessão dos Parques Capixabas à iniciativa privada e os riscos socioambientais” e terá como mediador o professor Henrique Dias, biólogo, Mestre em Botânica e Doutor em Ciências Ambientais. Possui experiência na área de Recursos Florestais e Engenharia Florestal, atuando principalmente na Conservação da Natureza. É coordenador do LERFLO e subcurador do Herbário CAP.

Em seguida será a vez de mais três palestrantes. O primeiro será o professor Walter Có, biólogo formado pela Ufes, Mestre em Ecologia e Recursos Naturais pela UFSCAR, professor de graduação e pós-graduação em Biologia e Meio Ambiente, consultor e palestrante na área de Meio Ambiente, Mudanças Climáticas e Educação Ambiental.

Em seguida, o professor Arlindo Villaschi, professor Titular da Ufes (aposentado); foi professor Convidado da Universidades de Leiden (Holanda); Pesquisador Convidado do ETLA (Finlândia) e do IIIT-Bangalore (Índia); e Diretor-Adjunto pelo Brasil e Suriname junto ao BID (EEUU). No final do 1º Seminário de Vulnerabilidade Socioambiental – Unidades de Conservação e Sociedade será emitido certificado para as pessoas que participaram.

Serviço:

1º Seminário de Vulnerabilidade Socioambiental – Unidades de Conservação e Sociedade

Quando: Quarta-feira, 04/12/2024

Local: Prédio da Superintendência de Educação a Distância da UFES (SEAD), 2º andar, campus da Ufes em Alegre (ES)

Horário: 8h ao meio-dia