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Confiança dos empresários do comércio capixaba cresce pelo 3º mês seguido


Indicador é o maior do Sudeste e está mais alto que a média brasileira em novembro. Aumento foi impulsionado pelas boas expectativas em relação à economia e às vendas


Confiança dos empresários do comércio capixaba cresce pelo 3º mês seguido | Imagem: Tutu/Divulgação/Fecomércio-SP

Otimismo para a economia capixaba: o Índice de Confiança dos Empresários do Comércio (Icec) do Espírito Santo cresceu pelo terceiro mês seguido e é o mais alto da região Sudeste. O indicador chegou a 116,2 pontos em novembro, enquanto a média do Brasil é menor, de 113,5 pontos. Mesmo assim, ambos estão acima do chamado índice satisfatório (mais de 100 pontos).

Foi observado um aumento de 2,4% na transição de agosto de 2024 para setembro de 2024, de 5,5% de setembro para outubro e de 0,9% em novembro. Ao comparar o mês passado com o mesmo período de 2023, o aumento foi de 1%.

As análises são do Connect Fecomércio-ES (Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Espírito Santo), com informações da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC).

Levantamento

De acordo com o levantamento, o crescimento do Icec reflete um otimismo em relação às perspectivas econômicas, influenciado por fatores como a melhora nas expectativas de vendas e nas condições de mercado para os próximos meses.

Entre os subíndices que compõem o Icec, o de Expectativas futuras – que engloba economia, setor e empresa –  subiu 3,5% em relação ao mês anterior e 3,1% em comparação a novembro de 2023, com destaque para o crescimento de 5,9% na expectava para o futuro da economia. Além disso, esse subíndice também é o bloco com maior pontuação média, alcançando 144,1 pontos. Já os de Intenções de investimento e de Condições atuais tiveram leve queda de, respectivamente, 0,8% e 1,1% entre outubro e novembro.

Otimismo

Esse otimismo no bloco de expectativas futuras encontra respaldo em dados de consumo e no cenário econômico mais amplo, de acordo com a coordenadora de pesquisas do Observatório do Comércio, o Connect Fecomércio-ES, Ana Carolina Júlio.

“A Pesquisa de intenção de consumo das famílias (ICF), também medida pela CNC, demonstra que os consumidores estão mais confiantes em relação à renda e à sua capacidade de consumo. Essa percepção é reforçada pela Pesquisa de Endividamento e Inadimplência do Consumidor (Peic), que aponta uma redução no número de famílias com dívidas em atraso, sinalizando uma melhora gradual na saúde financeira das famílias”, explicou a coordenadora.

Ana Carolina ressaltou ainda que as boas expectativas dos empresários não apenas impulsionam o indicador geral do Icec, mas também refletem o papel central da Black Friday, realizada em novembro, como catalisador de confiança, especialmente para empresas menores, que dependem desse período para reforçar suas operações, vendas e planejar um encerramento de ano positivo.

Serviço:

A pesquisa completa, com os dados detalhados, pode ser acessada no site https://portaldocomercio-es.com.br.