O evento vai acontecer de 19 a 21 de fevereiro de 2025 e a Ufes já está com as inscrições abertas
Adaptação climática do Espírito Santo; Exploração e preservação de biomas oceânicos; Inteligência artificial e suas aplicações científicas: esses são alguns dos temas que serão abordados durante a Reunião Regional da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), que será realizada no campus de Goiabeiras de 19 a 21 de fevereiro de 2025.
Com o tema central Clima e Oceano: a urgência de construir um futuro sustentável, o evento reunirá especialistas e o público em geral para debater desafios climáticos e a gestão responsável dos oceanos. Pessoas interessadas em participar já podem se inscrever gratuitamente neste link. Os participantes inscritos e credenciados receberão um certificado geral de participação. Além disso, os dois mil primeiros inscritos ganharão material exclusivo da Reunião Regional.
Conforme anúncio feito pela SBPC, a programação começa no dia 19 de fevereiro, às 16 horas, com a Sessão de Abertura, que fará uma homenagem ao ex-professor da Ufes Ennio Candotti, presidente da SBPC por quatro mandatos, falecido em dezembro de 2023. Em seguida, o físico Paulo Artaxo, referência mundial no tema das mudanças climáticas e membro do Painel Intergovernamental de Mudanças Climáticas (IPCC), ministrará a conferência de abertura sobre o impacto das mudanças climáticas globais.
Nos dois dias seguintes, o evento apresentará uma programação diversificada, que abordará outros temas de grande relevância, como: Pós-Graduação e assimetrias regionais; Educação ambiental e políticas públicas para redução de desigualdades regionais; Impactos e aprendizados do desastre no Rio Doce; Poluição atmosférica e saúde pública; Tecnologias e prosperidade; Caminhos para a sustentabilidade.
Mostras e oficinas
Além dos debates, o evento trará uma versão sintética do programa SBPC vai à Escola, com oficinas destinadas a professores do ensino básico e estudantes de licenciatura, e mostras científicas abertas ao público. Uma das atividades de destaque será a exposição interativa Primatas da Mata Atlântica, promovida pelo Instituto Nacional do Meio Ambiente, que apresentará a fauna regional e a importância da preservação da biodiversidade.
Outro destaque será a participação do Museu de Ciências da Vida, com demonstrações de inovações nas técnicas de preservação de espécimes biológicos para pesquisa científica.
Com o objetivo de promover debates sobre sustentabilidade, ciência e educação, a Reunião Regional da SBPC no Espírito Santo promete ser um espaço rico para troca de conhecimento e reflexão sobre os desafios globais e locais.
Serviço:
Mais informações e o link para inscrições estão disponíveis no site oficial do evento.
Texto: Com informações da SBPC