Meta é entregar 5 milhões de doses até dezembro, com inclusão no calendário nacional para gestantes e idosos. No ES, a Secretaria de Estado da Saúde informa que está ocorrendo aumento dos casos de Covid-19 desde setembro último
Nesta semana, todos os Estados e o Distrito Federal receberam cerca de 1,5 milhão de doses da vacina contra a Covid-19, com entregas concluídas até esta última terça-feira (10). Esse lote faz parte de mais de 8 milhões de doses adquiridas para manter os estoques do Sistema Único de Saúde (SUS) abastecidos por até seis meses. A expectativa é entregar 5 milhões de doses até os últimos dias de dezembro.
As vacinas foram adquiridas em pregão de 69 milhões de doses, concluído neste semestre, garantindo abastecimento por dois anos. As entregas serão feitas de forma parcelada pelos fabricantes, conforme a adesão da população, com as vacinas mais atualizadas aprovadas pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) e seguindo a recomendação mais recente da Organização Mundial da Saúde (OMS).
As 1,5 milhão de doses distribuídas são da vacina da Serum, que chega pela primeira vez aos Estados. Estudos de fase 3 mostraram segurança e eficácia de 90% contra casos sintomáticos em adultos, além de vantagens como maior prazo de validade, transporte e conservação simples (2°C a 8°C). A vacina da Zalika Farmacêutica, já usada nos EUA e Reino Unido, será aplicada no Brasil em pessoas a partir de 12 anos, faixa etária aprovada pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). Crianças abaixo dessa idade continuarão recebendo a vacina de RNA mensageiro da Pfizer.
Novidades da vacinação contra Covid-19
O Ministério da Saúde também enviou um documento aos estados que orienta a estratégia de vacinação contra a Covid-19, inclusive como as novas vacinas devem ser aplicadas. Agora, assim como a vacinação de crianças, a vacina Covid-19 a vacinação contra Covid-19 agora integra o calendário nacional para gestantes e idosos. Gestantes receberão uma dose por gestação, e idosos, uma dose a cada seis meses.
Essa atualização reflete o compromisso do Ministério da Saúde com a proteção da população brasileira. Os demais grupos prioritários serão considerados vacinação de grupos especiais, realizada periodicamente em qualquer sala de vacina. Os grupos especiais recebem uma dose periódica, sendo a cada 6 meses para imunocomprometidos e a cada ano para os demais grupos.
Aumento de casos de Covid-19 no ES
Segundo a Secretaria de Estado da Saúde do Espírito Santo (Sesa-ES), as últimas semanas de novembro registraram o aumento da positividade dos testes rápidos para a detecção da Covid-19, concomitante à procura pela testagem no Espírito Santo. Entre as últimas quatro semanas epidemiológicas, de 45 a 48, a positividade dos testes variou entre 26% e 30%, ao longo das semanas e a procura aumentou mais de 50%.
“A crescente da positividade é observada desde final de setembro, tendo em novembro a maior taxa de positividade registrada nesses últimos três meses. Estamos entrando em dezembro, período de festas e férias escolares, então é muito importante que a população se atente aos cuidados que já conhecemos, para que possamos reduzir o número de casos da Covid-19”, reforçou o subsecretário de Estado da Saúde, Orlei Cardoso.
A taxa de positividade é uma importante variável para compreender a circulação do vírus no território. O cálculo se faz a partir da divisão do número de testes positivos pelo número de testes totais.
Segundo dados do Sistema de Notificação e-SUS Vigilância em Saúde (e-SUS VS), o aumento da positividade dos testes rápidos para detecção da Covid-19, passando a dois dígitos em setembro, a partir da semana epidemiológica 37, quando registrou 10,11% de positividade. A partir da SE 42, em outubro, a positividade foi de 20,24%, taxa que se manteve nas semanas 43 e 44. Em novembro, a partir da SE 45, a taxa de positividade alcançou 27,23%, chegando a 30,02% na SE 47, e finalizando 26,61% na SE 48. Em relação à procura pelos testes rápidos, foi observado um aumento de 53% entre a SE 45 e a SE 48, passando de 1.476 testes na SE 45 para 2.267 na SE 48.
Aumento de positividade entre os capixabas
O aumento de positividade também é seguido nos testes realizados pelo Laboratório Central de Saúde Pública do Espírito Santo (Lacen/ES), com a metodologia RT-PCR em tempo real (RT-qPCR). É o que aponta o boletim de Vigilância Laboratorial de Vírus Respiratórios de outubro, com a positividade alcançando dois dígitos a partir da SE 42, com 12%, seguindo de 15% na SE 43 e voltando a 12% na SE 44. Esse período marca também a detecção da subvariante da ômicron denominada XEC em circulação, por meio do trabalho de vigilância genômica do Lacen/ES.
Entre os cuidados que a população deve adotar contra a Covid-19, a Secretaria da Saúde recomenda a testagem. A realização da testagem tem um papel importante no entendimento da dinâmica de transmissão do vírus na população e identificação de grupos com alto risco de infecção. Além disso, pela testagem do RT-PCR, o Estado também promove a vigilância genômica para a detecção das cepas circulantes no território.
Outros cuidados são: a manutenção de etiqueta respiratória caso esteja apresentando um quadro de síndrome gripal; o uso de máscara para pessoas com sintomas gripais, sendo suspeito ou confirmado para a Covid-19. Para as pessoas que têm fatores de riscos para a complicação, o uso de máscara também é recomendado.
Como principal medida de prevenção contra as formas graves da Covid-19, tem-se a vacina. A imunização contra a Covid-19 é realizada nas salas de vacinação de todo o Estado. Desde este ano, o Ministério da Saúde definiu que a vacina da Covid-19 como reforço será administrada na população com mais de 5 anos de idade pertencente aos grupos prioritários estabelecidos, além da inclusão da dose ao Calendário Nacional de Vacinação para crianças de seis meses a menores de 5 anos de idade. Procure o serviço de saúde e verifique a sua situação vacinal.
Serviço:
Testes para detecção da Covid-19 no ES não são realizados em Vitória, Vila Velha, Viana, Guarapari, Fundão e nem no interior do Estado, mas em apenas dois municípios da Região Metropolitana da Grande Vitória (RMGV):
Saiba onde testar nesses únicos dois municípios do Estado:
1) Terminal de Laranjeiras, na Serra
Segunda a sexta-feira
08h às 16h30
2) Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo (Ifes) – Campus de Itacibá, em Cariacica
Segunda a sexta-feira
08h às 17h, com coleta até as 16h30
3) Supermercado Casagrande, Itacibá, em Cariacica
Segunda a terça-feira
08h às 17h
4) Supermercado Calvi, em Campo Grande, em Cariacica
Quinta as sexta-feira
8h às 17h