fbpx
Início > Projeto da Ufes que fornece assistência tributária e fiscal vence prêmio de mérito extensionista

Projeto da Ufes que fornece assistência tributária e fiscal vence prêmio de mérito extensionista


A premiação é concedida pela Pro-Reitoria de Extensão da Ufes


Projeto da Ufes que fornece assistência tributária e fiscal vence prêmio de mérito extensionista | Imagem: Instagram/Ufes

A Pró-Reitoria de Extensão divulgou na última semana o resultado final do Prêmio de Mérito Extensionista Maria Filina. O vencedor geral desta 11ª edição foi o Núcleo de Apoio Contábil e Fiscal (NAF), coordenado pela professora Marília Nascimento, do Centro de Ciências Jurídicas e Econômicas (CCJE). Além do vencedor geral, há um vencedor por campus da Universidade – todos os vencedores e finalistas foram homenageados na cerimônia de premiação realizada na quinta da semana passada no Cine Metrópolis, no campus de Goiabeiras.

Cada um dos 30 projetos finalistas dos quatro campi receberá uma placa de homenageado. Os cinco vencedores (geral e por campus – confira ao final da matéria) são premiados com um computador para auxiliar nas atividades do projeto. Os projetos dos campi do interior receberão suas homenagens em atividades nos respectivos campi, que serão agendadas no ano que vem.

Banca examinadora

A escolha do Prêmio Maria Filina é feita a partir de uma banca examinadora da Proex e avaliadores ad hoc, que avalia os resumos dos trabalhos de extensão realizados pelo projeto, considerando aspectos como a indissociabilidade entre extensão, ensino e pesquisa, bem como o impacto social das iniciativas na sociedade.

Este ano, a banca foi presidida pela servidora técnico-administrativa Cíntia Costa e contou com a participação das servidoras Fernanda Quiquita, Magda Rossi, Marlene Oliveira e Wayna Stringari, do diretor de Políticas Extensionistas da Proex, Jorge Luiz dos Santos Junior, e do pró-reitor de Extensão, Ednilson Felipe. Este ano, pela primeira vez, não era obrigatória a participação de projetos com bolsistas. Ainda assim, cerca de 150 projetos concorreram ao prêmio.

Homenagem

A origem do nome da premiação é uma homenagem à professora aposentada Maria Filina Salles de Sá de Miranda, que foi a primeira sub-reitora de Extensão da Ufes, por ser precursora das atividades extensionistas da Universidade, com uma trajetória que se iniciou nos anos 70.

Todo ano, um dos intuitos do prêmio é escolher algum extensionista para receber uma condecoração pelo trabalho realizado. Este ano, quem receberá essa honra é Vera Santa Clara, servidora aposentada da Pró-Reitoria de Extensão (Proex-Ufes), por seus mais de 20 anos de contribuição como secretária junto à Câmara Central de Extensão. Para celebrar a extensão e seus resultados, o evento contará ainda com uma apresentação cultural do grupo Capoeira Ufes.

Conheça os vencedores do Prêmio Maria Filina por campus:

Alegre

Soberania Alimentar, Segurança Alimentar e Nutricional e o Direito Humano à Alimentação Adequada – SAN – coordenação: Adriana de Paula – Centro de Ciências Exatas, Naturais e da Saúde (CCENS)

Goiabeiras

Projeto Atenção à Saúde Mental de Crianças e Adolescentes – coordenação: Ariana Lucero – Centro de Ciências Humanas e Naturais (CCHN)

Maruípe

Fortalecimento e Ampliação da Linha de Cuidado em Obesidade na Rede Pública de Saúde no Espírito Santo  – coordenação: Ana Paula Ferreira – Hospital Universitário Cassiano Antonio Morais (Hucam-Ufes)

São Mateus

Ceunes em Ação. Desmistificando a Tuberculose em São Mateus – coordenação: Leticya Negri – Centro Universitário Norte do Espírito Santo (Ceunes)