fbpx
Início > Vitória e Vila Velha disputam quem terá mais tempo de queima de fogos no Réveillon 2024-2025

Vitória e Vila Velha disputam quem terá mais tempo de queima de fogos no Réveillon 2024-2025


Em Vitória (ES), a Prefeitura anuncia oito balsas na orla da Praia de Camburi, que vão permitir 15 minutos de queima de fogos na virada do ano. Já Vila Velha informa que oferecerá 12 balsas e 4 pontos de queima de fogos, que vão durar 14 minutos


Vitória e Vila Velha disputam quem terá mais tempo de queima de fogos no Réveillon 2024-2025 | Foto: Jansen Lube/PMV

A Prefeitura de Vitória (ES), a PMV, está anunciando que a festa da virada de 2024 para 2025 promete encantar o público com um espetáculo pirotécnico sincronizado, utilizando fogos de artifício de baixo ruído, em conformidade com a legislação vigente. O show pirotécnico contará com 12 balsas estrategicamente distribuídas: oito na orla de Camburi, com 15 minutos de queima de fogos, e quatro nos bairros São Pedro e Santo Antônio, com queimas de fogos de 8 minutos cada.

Ao todo, mais de 47 toneladas de fogos iluminarão o céu da cidade, marcando a chegada do Ano Novo com emoção e beleza inesquecíveis, garante a PMV. Nesta terça-feira (31), a programação se inicia com a Banda da Guarda Municipal, às 21h, e o show especial de Solange Almeida, uma das vozes mais marcantes do forró brasileiro, às 23h.

Ex-integrante do grupo Aviões do Forró, Solange traz um repertório que mescla hits de sua trajetória com músicas mais recentes, garantindo uma apresentação emocionante e vibrante. O palco estará montado próximo ao píer central da Praia de Camburi, na altura da pista de skate.

Nova orla de São Pedro

Neste Réveillon, a nova orla de São Pedro será palco de uma grande festa de final de ano e início de ano novo. O evento contará com dois palcos simultâneos, algo inédito na cidade, reforçando a grandiosidade da celebração. No primeiro palco, localizado na Ilha das Caieiras (atrás da peixaria), a programação começa às 19h, com o show sertanejo de Leonardo Valentim,

Em seguida será a apresentação do grupo Resenha de Pagode, às 21h, e encerrando às 23h com o aguardado grupo Karametade, famoso por hits como “Morango do Nordeste” e “Decisão”. Com mais de duas décadas de carreira, a banda é reconhecida por sua energia contagiante e promete animar o público com uma performance repleta de nostalgia e sucessos.

No segundo palco, montado na Praça Dom João Batista, em São Pedro, a programação começa às 19h, com o cantor sertanejo Felipe Rodrigues. Às 21h, o show fica por conta do cantor capixaba de samba e pagode Nandinho.

PMV garante segurança para a festa

Na área de segurança, a Guarda Civil Municipal de Vitória vai realizar a Operação Verão-Vix, dentro da qual, durante a virada de ano, terá reforço das equipes de patrulhamento viário e ostensivo. Os guardas também estarão presentes nos pontos de interdições das vias de acesso aos shows e pontos de foguetórios na orla de Camburi, Santo Antônio e Grande São Pedro.

A capital já conta com 1.112 câmeras de monitoramento, sendo 29 só na orla de Camburi, todas operacionalizadas pela Central da Guarda de Vitória. A tecnologia amplia a vigilância do fluxo de pessoas e veículos, além do uso da Inteligência Artificial para identificar ações suspeitas ou mesmo atípicas para o evento.

Os participantes também poderão contar com a Base Móvel, uma minicentral de monitoramento, como ponto-base de ajuda. Durante o dia, a Prefeitura de Vitória disponibilizará em 18 pontos espalhados pelas praias equipes de guardas-vidas. Na virada do dia 31, o grupamento de salvamento aquático estará presente nos pontos de queima de fogos para a prevenção a afogamentos.

Ouça no vídeo acima o barulho dos fogos de artifícios ultra barulhentos de Cariacica, ouvidos em bairros distantes, bem além de Cariacica-sede Vídeo: Redes sociais/YouTube

Cariacica descumpre lei estadual e usa fogos de artifícios ultra barulhentos

A população dos bairros próximos e até distantes da Orla de Cariacica repudiaram as fortíssimas explosões de fotos de artifícios barulhentos utilizados pela Prefeitura de Cariacica (ES) na noite desta última sexta-feira, 27 de dezembro de 2024. Os fogos barulhentos, que ferem a Lei Estadual 11.703/2022, que proíbe e pune quem comercializa e que utiliza esse tipo de comemoração, teve a presença do prefeito Euclério Sampaio (MDB) e do governador que assinou a lei, Renato Casagrande (PSB).

A lei veio para proteger a saúde e o bem-estar das pessoas com autismo e os animais, principalmente gatos e cães, que possuem alta sensibilidade nos ouvidos e esse tipo de barulho alto e intenso traz dor e sofrimento. Não houve nenhuma reação das autoridades que deveriam zelar para que a lei estadual fosse cumprida. Órgãos da grande imprensa local chegaram a noticiar fake news, dizendo que foram utilizados “fogos de artifício com redução de ruído (sic)”.

O barulho com fortes explosões foi ouvido em vários bairros de Cariacica, como Morro do Expedito, Alto Lage, Itaquari, Jardim América, Bela Aurora, Vista Mar, Bandeirantes, Oriente, Itacibá, Tucum, Santana, Graúna, Flexal 1, Planeta, Porto de Cariacica, Porto Belo I, Nova Rosa da Penha, Nova Rosa da Penha II, Vila Merlo, Cariacica-sede e até Prolar e Porto Belo II. Do lado de Vitória, os barulho intenso foi ouvido da Vila Rubim até toda a extensão da orla de São Pedro, incluindo Santo Antônio. Moradores chegaram afirmar que se assustaram com as fortes explosões.

O objetivo do uso dos fogos de artificio barulhentos era o de comemorar o primeiro aniversário da construção da nova Orla de Cariacica, que foi feita com recursos públicos do Governo do Estado. A programação com cunho religioso, trouxe shows artísticos patrocinados pela Prefeitura de Cariacica, com a cantora evangélica Aline Barros e do padre Anderson Gomes, pároco e reitor do Santuário Bom Pastor, em Campo Grande, no mesmo município.

Leia abaixo a íntegra da lei estadual descumprida

Lei Estadual N° 11.703, DE 1 DE dezembro DE 2022

Proíbe a fabricação, a comercialização, o manuseio, a utilização, a queima e a soltura de fogos de estampidos e de artifícios, assim como de quaisquer artefatos pirotécnicos de efeito sonoro ruidoso no Estado do Espírito Santo, e dá outras providências.

O PRESIDENTE DA ASSEMBLEIA LEGISLATIVA DO ESTADO DO ESPÍRITO SANTO, faço saber que a Assembleia Legislativa aprovou, o Governador do Estado, nos termos do artigo 66, § 1º da Constituição Estadual sancionou, e eu, Erick Musso, seu Presidente, nos termos do § 7º do mesmo artigo, promulgo a seguinte Lei:

Art. 1º Fica proibida a fabricação, a comercialização, o manuseio, a utilização, a queima e a soltura de fogos de estampidos e de artifícios, assim como de quaisquer artefatos pirotécnicos de efeito sonoro ruidoso em todo o território do Estado do Espírito Santo.

Parágrafo único. Excetuam-se da regra prevista no caput deste artigo os fogos de vista, assim denominados aqueles que produzem efeitos visuais sem estampido, assim como os similares que acarretam barulho de baixa intensidade.

Art. 2º A proibição a que se refere esta Lei estende-se a todo o Estado, em recintos fechados ou abertos, em áreas públicas e em locais privados.

Art. 3º O descumprimento ao disposto nesta Lei acarretará ao infrator a imposição de multa fixada entre 200 (duzentos) e 3.000 (três mil) Valores de Referência do Tesouro Estadual – VRTEs.

§ 1º O valor será dobrado na primeira reincidência e quadruplicado a partir da segunda, entendendo-se como reincidência o cometimento da mesma infração num período inferior a 30 (trinta) dias.

§ 2º A multa de que trata o caput deste artigo será atualizada anualmente pela variação do Índice de Preços ao Consumidor Amplo – IPCA, apurado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística – IBGE, acumulada no exercício anterior, sendo que, no caso de extinção desse índice, será adotado outro a ser criado por legislação federal que reflita e reponha o poder aquisitivo da moeda.

Art. 4º As despesas decorrentes da execução desta Lei correrão por conta das dotações orçamentárias próprias, suplementadas, se necessário.

Art. 5º O Poder Executivo regulamentará a presente Lei no prazo de 90 (noventa) dias, contados da data de sua publicação.

Art. 6º Esta Lei entra em vigor na data de sua publicação.

Palácio Domingos Martins, 01 de dezembro de 2022.

ERICK MUSSO

Presidente

Programação do Réveillon de Vitória 2024/2025

1) Orla de São Pedro – 31 de dezembro

Palco 1 (Ilha das Caieiras)

19h – Leonardo Valentim

21h – Resenha de Pagode

23h – Karametade

Palco 2 (Praça Dom João Batista)

19h – Felipe Rodrigues

21h – Nandinho

2) Orla de Camburi

Réveillon – 31 de dezembro de 2024

21h- Banda da Guarda Municipal

23h- Solange Almeida

Vila Velha aguarda 1 milhão de visitantes | Foto: Arquivo/Divulgação/PMVV

Vila Velha aguarda 1 milhão de visitantes

Vila Velha se prepara para receber mais de um milhão de pessoas para a celebração do Réveillon. O show pirotécnico terá 16 pontos de fogos de artifício na orla da cidade, sendo 12 balsas e quatro pontos na areia, prometendo um espetáculo visual inesquecível.

A novidade deste ano inclui oito torres com iluminação e DJs locais, que vão animar a virada a partir das 20 horas com muita música brasileira e eletrônica.  Além disso, haverá nas torres painéis de LED e as pessoas poderão, desta forma, acompanhar a contagem regressiva dos minutos para a entrada no novo ano.

Pelo terceiro ano seguido vão ser utilizados fogos de baixo ruído.  Serão mais de 6 mil detonações pirotécnicas, alcançando até 250 metros de altura e 150 metros de largura, incluindo desenhos como coração, estrelas, círculos e emojis.

As balsas, posicionadas a 300 metros da areia, cobrirão mais de seis quilômetros da orla. Estão programados 14 minutos de fogos a partir das balsas e oito minutos nos pontos de areia. As balsas estarão localizadas na Praia da Costa e Praia de Itapuã (na altura das ruas Lúcio Bacelar a Santa Catarina), e na Praia de Itaparica (do Bob’s à reta da Ilha das Garças); enquanto os pontos na areia incluem Ponta da Fruta, Nova Ponta da Fruta, Praia dos Recifes e Barra do Jucu.

Localização das balsas com fogos no Réveillon de Vila Velha:

Praia de Itaparica:

01 – Rua Ayrton Senna da Silva

02 – Rua Aniceto Frizzera Filho

03 – Rua Itapemirim

04 – Rua José Feliz Chein

05 – Rua Dr. Gilson Santos

06 – Praça do Ciclista

07 – Rua Maria de Oliveira Mares Guia

Praia da Costa e Itapuã:

01 – Rua Diógenes Malacarne

02 – Entre as ruas 15 de Novembro e Champagnat

03 – Entre as ruas Sergipe e a rua Ceará

04 – Entre as ruas Pernambuco e Maranhão

05 – Entre as ruas Santa Catarina e Resplendor

Pontos na areia:

01 – Ponta da Fruta,

02 – Nova Ponta da Fruta

03 – Praia dos Recifes

04 – Barra do Jucu