A Fundação Getúlio Vargas (FGV) é a banca organizadora do concurso
O 11º Concurso Público para servidores do Ministério Público da União (MPU) está próximo: a previsão é que o edital de abertura das inscrições seja publicado no primeiro trimestre de 2025. A Fundação Getúlio Vargas (FGV) é a banca organizadora do concurso, conforme extrato do contrato publicado neste ano.
Os 18 membros da comissão instituída para coordenar a realização do certame seguem trabalhando nas próximas etapas do concurso. Serão disponibilizados cargos para técnico e analista em diversas áreas de atuação, com as vagas disponíveis no momento e formação de cadastro de reserva para nomeações futuras.
De acordo com a oferta de vagas, os candidatos aprovados poderão ser nomeados para qualquer um dos quatro ramos do MPU: Ministério Público Federal (MPF), Ministério Público do Trabalho (MPT), Ministério Público do Distrito Federal e Territórios (MPDFT) e Ministério Público Militar (MPM).
O que é o MPU
O Ministério Público da União (MPU) é uma instituição que acomoda quatro diferentes Ministérios Públicos com áreas de atuação, organização espacial e administração distintas, embora regidos pela mesma lei complementar, a LC 75/1993. Outro ponto de convergência é o fato de o MPU contar com órgãos que detêm atribuições comuns aos quatro ramos: MPF, MPT, MPDFT e MPM.
É o caso do Conselho de Assessoramento Superior, da Escola Superior do Ministério Público da União, da Auditoria Interna e da Secretaria do MPU. Aqui você poderá ter acesso a informações, documentos e outros materiais decorrentes dessa atuação. Também pode ser a porta de entrada para o acesso ao portal das respectivas instituições. A clareza e objetividade dos textos e a simplicidade do leiaute têm o objetivo de facilitar o acesso e, sobretudo, a sua compreensão.
O MPU é uma peça fundamental na manutenção do Estado de Direito e na proteção do regime democrático no país. Sua principal função é a defesa da ordem jurídica e dos interesses sociais e individuais que não podem ser renunciados ou negociados pelos cidadãos.