A Algar tem 58 anos de fundação e está presente em 16 Estados, incluindo o Espírito Santo e o Distrito Federal, com 1,3 milhão de clientes
Golpistas tem preferência por utilizar empresas telefônicas de pequeno porte. Nesta semana teve o caso do INSS que denunciou uma falsa central golpista que utilizava uma linha telefônica, de número 4000-2266, que a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) confiou a Algar Telecom. A empresa, que tem sede nacional em Uberlândia (MG), foi procurada e ela deu seu posicionamento (leia a íntegra da nota abaixo).
Na região do DDD 27 tem sede empresas de telefonia celular, incluindo as três que o grande público conhece (Claro, Tim e Vivo) e outras quatro (Algar Telecom, Datora, Surf Telecom e Telecall). De acordo com os órgãos de defesa do consumidor, a Surf Telecom, que tem a faixa de operadora no DDD 27 com os números (27) 92000, (27) 92001 e (27) 93300 tem a liderança nas ligações telefônicas indesejadas. A maioria são ligações VoIP, ou seja, ligações através da internet, onde o originário da ligação está em outro Estado ou país, mas seu telefonema aparece com o DDD 27.
Segundo nota do INSS, nos torpedos enviados através do número 4000-2266, o beneficiário do órgão recebia a seguinte mensagem: “PREVIDÊNCIA SOCIAL: (em caixa alta) Seu Teste de vida se encontra pendente, evite o bloqueio”. E pedia para contatar o número, que é quando aplicam o golpe, pedindo dados pessoais, para praticar golpes.
Leia a íntegra da nota da Algar Telecom:
“A Algar Telecom adota diversas medidas para combater fraudes e garantir a segurança de seus serviços. Antes de ceder um número telefônico a um cliente, a empresa segue rigorosos critérios de verificação, incluindo a validação de documentos e informações fornecidas pelo cliente para assegurar a autenticidade dos dados. No caso de empresas que desejam instalar uma central telefônica, a Algar Telecom realiza um cadastro detalhado e confirma as informações fornecidas pelo cliente. Esse processo é essencial para garantir que as instalações sejam feitas de forma segura e legítima.
Além disso, a Algar Telecom denuncia às autoridades competentes casos de falsas centrais telefônicas que utilizam números confiados pela Anatel. A empresa mantém um compromisso junto à sociedade e aos órgãos competentes em combater fraudes e proteger seus clientes contra atividades ilícitas.”