Mas, por enquanto o largo calçadão, voltado para pedestres e ciclistas, continua sem manilhas sob sua estrutura, o que segundo ambientalistas está impedindo o trânsito de pequenos animais daquela unidade de conservação
Após críticas de ambientalistas, por ter construído um largo calçadão com 3 Km de extensão em toda a faixa do Parque Natural Municipal de Jacarenema, sem limitação de horário para trânsito de visitantes, a Prefeitura de Vila Velha (ES) está anunciando a adoção de “regras de uso e acesso ao Parque de Jacarenema.” A unidade natural, onde há animais em fase de extinção, fica entre a Praia de Itaparica e a recém reinaugurada Ponte da Madalena, na Barra do Jucu.
Por enquanto, o calçadão, construído para o tráfego de pedestres e ciclistas, não terá alteração, para que sejam colocadas as manilhas, voltadas para o tráfego dos animais, incluindo, entre outros, os caranguejos da paia e as cobras que existem naquela Unidade de Conservação de Proteção Integral. O que está sendo anunciado é a instalação de uma guarita no acesso Norte (Itaparica) e prevê a implantação de mais uma na entrada da Ponte da Madalena, no acesso pela Barra do Jucu.
Outra correção de rumo foi o reconhecimento pela Prefeitura de que o local possui animais de vida noturna e que não podem ser incomodados com iluminação forte. Agora, a municipalidade diz, em nota, que adotará iluminação cênica, “projetada para minimizar impactos sobre os animais de hábitos noturnos que habitam o parque.”
O óbvio para o comportamento de visitantes em uma unidade de conservação, que não constava anteriormente, agora está sendo regulamentada e foi anunciada: “Entre as principais restrições de acesso ao local estão a proibição de churrascos, pesca e a entrada de veículos motorizados. O acesso é permitido apenas a pé, de bicicleta ou patinete”, diz a Prefeitura.
Agora terá horário de visitação
Uma outra crítica era a permissão de liberdade total para os visitantes dentro do parque natural, incluindo a falta de horário de funcionamento. Agora, a Prefeitura anuncia que o parque funcionará das 6h às 18h, “horário que deve ser respeitado por frequentadores” e que a atual gestão municipal “reforça o apelo por um uso consciente.“.
“A ideia é equilibrar o uso humano com a necessidade de proteger o ecossistema. O parque possui regras de uso definidas pelo plano de manejo, e precisamos respeitá-las para preservar a biodiversidade local”, afirmou o secretário de Meio Ambiente, Ricardo Klippel Borgo.
O que está proibido no Parque Natural Municipal de Jacarenema:
- Entrada de veículos sem autorização;
- Entrada de animais domésticos;
- Pisotear áreas de restinga;
- Porte de armas ou fogos de artifício;
- Prática de pesca ou caça de animais silvestres;
- Produzir ou atear fogo;
- Coletar ou suprimir elementos naturais;
- Acampar;
- Jogar lixo ou descartar resíduos na natureza;
- Uso de aparelhos de som sem autorização;
- Pular da ponte;
- Qualquer intervenção nos limites da Unidade de Conservação sem autorização prévia da PMVV.
- Fonte: Prefeitura de Vila Velha