fbpx
Início > Anúncio dos ganhadores do Oscar 2025 será no domingo de Carnaval, em março

Anúncio dos ganhadores do Oscar 2025 será no domingo de Carnaval, em março


O filme brasileiro “Ainda Estou Aqui”, que narra a história do ex-deputado Rubens Paiva, cassado, sequestrado, torturado e assassinado durante dentro de corporações militares durante a ditadura, concorre à três categorias


Anúncio dos ganhadores do Oscar 2025 será no domingo de Carnaval, em março | Foto: Divulgação

Neste ano, a divulgação dos vencedores da 97º premiação do Oscar, que ocorrerá no próximo dia 2 de março, o domingo de Carnaval, faz com que os brasileiros não percam a solenidade dos melhores filmes na opinião da Academia de Artes e Ciências Cinematográficas de Hollywood. É onde o Brasil concorre em três categorias. O cinema brasileiro está concorrendo ao Oscar de melhor filme, melhor filme internacional e a Fernanda Torres com o de melhor atriz, todas as categorias relacionadas ao longa-metragem “Ainda Estou Aqui“.

O anúncio dos ganhares do Oscar será Dolby Theatre, localizado dentro do Shopping Center Hollywood & Highland Center, no coração turístico de Hollywood, em Los Angeles, na Califórnia, EUA. Segundo nota divulgada pela Academia, o evento será às 19 horas no horário local e 21 horas pelo horário de Brasília (DF), com transmissão ao vivo para mais de 200 países, incluindo o Brasil.

Devido aos fortes incêndios que ocorreram em Los Angeles, a Academia, com mais de 10 mil membros, promoveu alguns adiamentos no cronograma tradicional, incluindo cancelamentos de eventos. O primeiro foi o adiamento do anúncio dos indicados à premiação. O cancelamento foi do tradicional almoço com os indicados ao Oscar, que deveria acontecer nesta segunda-feira (10) e que não será mais realizado. E Os Prêmios Científicos e Técnicos, agendados para o dia 18 de fevereiro “serão remarcados para uma data posterior ainda a ser determinada.”

Um outro ângulo do Dolby Theatre, local onde vai ocorrer a entrega das estatuetas do Oscar 2025 | Foto: Divulgação/Dolby Theatre

Academia de Hollywood

A Academia de Artes e Ciências Cinematográficas abriga uma associação global de mais de 10.500 dos artistas e líderes mais talentosos da indústria cinematográfica. Entre esses membros estão 14 atrizes e atores brasileiros Fernanda Montenegro, Maeve Jinkings, Alice Braga, Sonia Braga, Rodrigo Santoro, Wagner Moura e Selton Mello. Em junho do ano passado, a entidade anunciou a inclusão de novos integrantes do Brasil: Juliana Rojas , José Joffily, Jorge Bodansky , Carlos Segundo, Plínio Profeta, Renata de Almeida Magalhães  e Tatiana Leite.

 A entidade diz sua apresentação que “reconhece e celebra todos os aspectos das artes e ciências da produção cinematográfica através de prêmios renomados por realizações cinematográficas, incluindo os Oscars. Neste ano serão entregues 23 estatuetas na mesma quantidade de categorias. Além de famosos, como o brasileiro Ainda Estou Aqui, há outros títulos como “O Brutalista”, “Conclave”, “Anora” e “Emilia Pérez” — este último conseguiu o feito inédito de ser indicado em 13 categorias. A relação oficial está neste endereço       (        https://www.oscars.org/oscars/ceremonies/2025        )  da Academia de Hollywood.

Trailer do filme brasileiro que concorre a indicações do Oscar 2025 “Ainda Estou aqui” | Vídeo: Sony Pictures/YouTube

Quem são os 23 indicados ao Oscar 2025

01) Melhor Ator Coadjuvante

Mônica Barbaro/”Um Desconhecido Completo”

Ariana Grande/”Malvado’

Felicidade Jones/”O brutalista”

Isabel Rossellini/”Conclave”

Zoe Saldaña/”Emília Pérez”

02) Melhor Figurino

“Um Desconhecido Completo”/Arianne Phillips

“Conclave”/Lisy Christl

“Gladiador II”/Janty Yates e Dave Crossman

“Nosferatu”/Linda Muir

“Malvado”/Paulo Tazewell

03) Maquiagem e Penteado

“Um Homem Diferente”/Mike Marino, David Presto e Crystal Jurado

“Emília Pérez”/Julia Floch Carbonel, Emmanuel Janvier e Jean-Christophe Spadaccini

“Nosferatu”/David White, Traci Loader e Suzanne Stokes-Munton

“A Substância”/Pierre-Olivier Persin, Stéphanie Guillon e Marilyne Scarselli

“Malvado’/Frances Hannon, Laura Blount e Sarah Nuth

04) Música (Pontuação Original)

“O Brutalista”/Daniel Blumberg

“Conclave”/Volker Bertelmann

“Emília Pérez”/Clément Ducol e Camille

‘Malvado”/John Powell e Stephen Schwartz

“O Robô Selvagem”/Kris Bowers

05) Música (Canção Original)

“El Mal”, de Emilia Pérez; Música de Clément Ducol e Camille; Letra de Clément Ducol, Camille e Jacques Audiard

“A Jornada”, dos Seis Triplos Oito; Música e Letra de Diane Warren

“Como um pássaro”, de Cantar Cantar; Música e Letra de Abraham Alexander e Adrian Quesada

“Mi Caminho”, de Emilia Pérez; Música e Letra de Camille e Clément Ducol

“Nunca tarde demais”, de Elton John: Never Too Late; Música e Letra de Elton John, Brandi Carlile, Andrew Watt e Bernie Taupin

06) Curta-metragem de ação ao vivo

“A Lien”/Sam Cutler-Kreutz e David Cutler-Kreutz

“Anuja”/Adão J. Túmulos e Suchitra Mattai

“Eu não sou um robô”/Victoria Warmerdam e Trento

“O Último Ranger”/Cindy Lee e Darwin Shaw

“O homem que não conseguiu permanecer em silêncio”/Nebojša Slijepčević e Danijel Pek

07) Melhor Animação em Curta-Metragem

“Belos Homens”/Nicolas Keppens e Brecht Van Elslande

(“In the Shadow of the Cypress”/”Na Sombra do Cipreste”/Shirin Sohani e Hossein Molayemi

“Doces Mágicos”/Daisuke Nishio e Takashi Washio

““Wander to Wonder”/”Vagueie para Wonder”/Nina Gantz e Stienette Bosklopper

“Yuck!”/ Loïc Espuche e Juliette Marquet

08) Melhor Roteiro Original

“Anora”/Escrito por Sean Baker

“O brutalista”/Escrito por Brady Corbet, Mona Fastvold

“Uma verdadeira dor”/Escrito por Jesse Eisenberg

“Setembro 5”/Escrito por Moritz Binder, Tim Fehlbaum; Co-escrito por Alex David

“A Substância”/Escrito por Coralie Fargeat

09) Melhor Roteiro Adaptado

“Um Desconhecido Completo”/Roteiro de James Mangold e Jay Cocks

“Conclave”/Roteiro de Peter Straughan

“Emília Pérez”/Roteiro de Jacques Audiard; em colaboração com Thomas Bidegain, Léa Mysius e Nicolas Livecchi

“Nickel Boys”/”Garotos Níquel”/Roteiro de RaMell Ross e Joslyn Barnes

“Sing Sing”/”Cantar Cantar”/Roteiro de Clint Bentley, Greg Kwedar; História de Clint Bentley, Greg Kwedar, Clarence Maclin, John “Divine G” Whitfield

10) Melhor Atriz Coadjuvante

Mônica Barbaro/”Um Desconhecido Completo”

Ariana Grande/”Malvado”

Felicidade Jones/”O Brutalista”

Isabel Rossellini/”Conclave”

Zoe Saldaña/”Emília Pérez”

11) Melhor Documentário

“Black Box Diaries” (“Diários da Caixa Preta”)/Shiori Ito, Eric Nyari e Hanna Aqvilin

“No Other Land” (“Nenhuma outra terra”)/Basel Adra, Rachel Szor, Hamdan Ballal e Yuval Abraham

“Porcelain War” (“Guerra Porcelana”)/Brendan Bellomo, Slava Leontyev, Aniela Sidorska e Paula DuPre’ Pesmen

“Soundtrack to A Coup D’Etat” (“Trilha sonora de um Golpe de Estado”)/Johan Grimonprez, Daan Milius e Rémi Grellety

“Sugarcane” (“Cana-de-açúcar”)/Indicados a serem determinados

12) Melhor Documentário de Curta-Metragem

“Death By Numbers” (“Morte por Números”)/Kim A. Snyder e Janique L. Robillard

“I am Ready, Warden” (“Estou pronto, Diretor”)/Smriti Mundhra e Maya Gnyp

“Incident” (“Incidente”)/Bill Morrison e Jamie Kalven

“Instruments of a Beating Heart” (“Instrumentos de um coração batendo”)/Ema Ryan Yamazaki e Eric Nyari

“The Only Girl in the Orchestra” (“A única garota da orquestra”)/Molly O’Brien e Lisa Remington

13) Melhor Longa-Metragem Internacional

BRASIL/”Ainda estou aqui”

Dinamarca/” “The Girl with the Needle” (”A Garota com Agulha”)

França/”Emília Pérez”

Alemanha/ “The Seed of the Sacred Fig” (“A Semente da Figo Sagrada”)

Letónia/ “Flow” (Fluxo)

14) Melhor Animação

“Flow” (“Fluxo”)/Gints Zilbalodis, Matigss Kaža, Ron Dyens e Gregory Zalcman

“DivertidaMente 2” (ou “De dentro para fora 2”)/Kelsey Mann e Mark Nielsen

“Memoir of a Snail” (“Memórias de um Caracol”)/Adam Elliot e Liz Kearney

“Wallace e Gromit: Vengeance Most Fowl” (“Wallace & Gromit: Vingança Mais Aves”)/Nick Park, Merlin Crossingham e Richard Beek

“O Robô Selvagem”/Chris Sanders e Jeff Hermann

15) Melhor Design de Produção

“O Brutalista”/Design de Produção: Judy Becker; Decoração do cenário: Patricia Cuccia

“Conclave”/Design de Produção: Suzie Davies; Decoração do conjunto: Cynthia Sleiter

“Duna: Parte Dois”/Design de Produção: Patrice Vermette; Decoração do cenário: Shane Vieau

“Nosferatu”/Design de Produção: Craig Lathrop; Decoração de Cenário: Beatrice Brentnerová

“Malvado”/Design de Produção: Nathan Crowley; Decoração do cenário: Lee Sandales

16) Melhor Edição

“Anora”/Sean Baker

“O Brutalista”/David Jancso

“Conclave”/Nick Emerson

“Emília Pérez”/Juliette Welfling

“Malvado”/Myron Kerstein

17) Melhor Som

“Um Desconhecido Completo”/Tod A. Maitland, Donald Sylvester, Ted Caplan, Paul Massey e David Giammarco

“Duna: Parte Dois”/Gareth John, Richard King, Ron Bartlett e Doug Hemphill

“Emília Pérez”/Erwan Kerzanet, Aymeric Devoldère, Maxence Dussère, Cyril Holtz e Niels Barletta

“Malvado”/Simon Hayes, Nancy Nugent Title, Jack Dolman, Andy Nelson e John Marquis

“O Robô Selvagem”/Randy Thom, Brian Chumney, Gary A. Rizzo e Leff Lefferts

18) Melhores Efeitos Visuais

“Alien: Romulus” (“Alienígena: Rômulo”)/Eric Barba, Nelson Sepulveda-Fauser, Daniel Macarin e Shane Mahan

“Better Man” (“Homem Melhor”)/Luke Millar, David Clayton, Keith Herft e Peter Stubbs

“Duna: Parte Dois”/Paul Lambert, Stephen James, Rhys Salcombe e Gerd Nefzer

“O Reino do Planeta dos Macacos”/Erik Winquist, Stephen Unterfranz, Paul Story e Rodney Burke

“Malvado”/Pablo Helman, Jonathan Fawkner, David Shirk e Paul Corbould

19) Melhor Fotografia/ Cinematografia

“O Brutalista”/Haha Crawley

“Duna: Parte Dois”/Greig Fraser

“Emília Pérez”/Paul Guilhaume

“Maria”/Ed Lachman

“Nosferatu”/Jarin Blaschke

20) Melhor Ator

Adriano Brody/”O Brutalista’

Timothée Chalamet/”Um Desconhecido Completo’

Colman Domingo/”Cantar Cantar”

Ralph Fiennes/”Conclave’

Sebastião Stan/”O Aprendiz”

21) Melhor atriz

Cynthia Erivo/”Malvado’

Karla Sofía Gascón/”Emília Pérez”

Mikey Madison/”Anora”

Demi Moore/”A Substância’

BRASIL: Fernanda Torres/”Ainda estou aqui”

22) Melhor Direção

“Anora”/Sean Baker

“O Brutalista”/Brady Corbet

“Um Desconhecido Completo”/James Mangold

“Emília Pérez”/Jacques Audiard

“A Substância”/Coralie Fargeat

23) Melhor Filme

“Anora”/Alex Coco, Samantha Quan e Sean Baker, Produtores

“O Brutalista”/Indicados a serem determinados

“Um Desconhecido Completo”/Fred Berger, James Mangold e Alex Heineman, Produtores

“Conclave”/Tessa Ross, Juliette Howell e Michael A. Jackman, Produtores

“Duna: Parte Dois”/Mary Parent, Cale Boyter, Tanya Lapointe e Denis Villeneuve, Produtores

‘Emília Pérez”/Pascal Caucheteux e Jacques Audiard, Produtores

BRASIL: “Ainda estou aqui”/Indicados a serem determinados

“Nickel Boys” (Garotos Níquel)/Dede Gardner, Jeremy Kleiner e Joslyn Barnes, Produtores

“A Substância”/Indicados a serem determinados

“Malvado”/Marc Platt, Produtor

A sinopse do filme brasileiro

“Rio de Janeiro, início dos anos 1970. O país enfrenta o endurecimento da ditadura militar. Os Paiva — Rubens, Eunice e seus cinco filhos — vivem na frente da praia, numa casa de portas abertas para os amigos. Um dia, Rubens é levado por militares à paisana e desaparece. Eunice, cuja busca pela verdade sobre o destino de seu marido se estenderia por décadas, é obrigada a se reinventar e traçar um novo futuro para si e seus filhos. Baseado no livro biográfico de Marcelo Rubens Paiva.

Data de lançamento: 7 de novembro de 2024 (Brasil)

Diretor: Walter Moreira Salles Jr

Distribuidor: StudioCanal

Prêmios: Green Drop Award, Festival de Veneza: Melhor Roteiro, MAIS

Indicações: Oscar de Melhor Filme, Green Drop Award, Prêmio Globo de Ouro para Melhor Atriz (Fernanda Torres), Satelitte Aweard de Melhor Atriz e três indicações para o Oscar 2025

Cinematografia: Adrian Teijido