O filme brasileiro “Ainda Estou Aqui”, que narra a história do ex-deputado Rubens Paiva, cassado, sequestrado, torturado e assassinado durante dentro de corporações militares durante a ditadura, concorre à três categorias
![](https://grafittinews.com.br/wp-content/uploads/2025/02/Anuncio-dos-ganhadores-do-Oscar-2025-sera-no-domingo-de-Carnaval-em-marco-Foto-Divulgacao.jpg)
Neste ano, a divulgação dos vencedores da 97º premiação do Oscar, que ocorrerá no próximo dia 2 de março, o domingo de Carnaval, faz com que os brasileiros não percam a solenidade dos melhores filmes na opinião da Academia de Artes e Ciências Cinematográficas de Hollywood. É onde o Brasil concorre em três categorias. O cinema brasileiro está concorrendo ao Oscar de melhor filme, melhor filme internacional e a Fernanda Torres com o de melhor atriz, todas as categorias relacionadas ao longa-metragem “Ainda Estou Aqui“.
O anúncio dos ganhares do Oscar será Dolby Theatre, localizado dentro do Shopping Center Hollywood & Highland Center, no coração turístico de Hollywood, em Los Angeles, na Califórnia, EUA. Segundo nota divulgada pela Academia, o evento será às 19 horas no horário local e 21 horas pelo horário de Brasília (DF), com transmissão ao vivo para mais de 200 países, incluindo o Brasil.
Devido aos fortes incêndios que ocorreram em Los Angeles, a Academia, com mais de 10 mil membros, promoveu alguns adiamentos no cronograma tradicional, incluindo cancelamentos de eventos. O primeiro foi o adiamento do anúncio dos indicados à premiação. O cancelamento foi do tradicional almoço com os indicados ao Oscar, que deveria acontecer nesta segunda-feira (10) e que não será mais realizado. E Os Prêmios Científicos e Técnicos, agendados para o dia 18 de fevereiro “serão remarcados para uma data posterior ainda a ser determinada.”
![](https://grafittinews.com.br/wp-content/uploads/2025/02/Um-outro-angulo-do-Dolby-Theatre-local-onde-vai-ocorrer-a-entrega-das-estuetas-do-Oscar-2025-Foto-Divulgacao-Dolby-Theatre.jpg)
Academia de Hollywood
A Academia de Artes e Ciências Cinematográficas abriga uma associação global de mais de 10.500 dos artistas e líderes mais talentosos da indústria cinematográfica. Entre esses membros estão 14 atrizes e atores brasileiros Fernanda Montenegro, Maeve Jinkings, Alice Braga, Sonia Braga, Rodrigo Santoro, Wagner Moura e Selton Mello. Em junho do ano passado, a entidade anunciou a inclusão de novos integrantes do Brasil: Juliana Rojas , José Joffily, Jorge Bodansky , Carlos Segundo, Plínio Profeta, Renata de Almeida Magalhães e Tatiana Leite.
A entidade diz sua apresentação que “reconhece e celebra todos os aspectos das artes e ciências da produção cinematográfica através de prêmios renomados por realizações cinematográficas, incluindo os Oscars. Neste ano serão entregues 23 estatuetas na mesma quantidade de categorias. Além de famosos, como o brasileiro Ainda Estou Aqui, há outros títulos como “O Brutalista”, “Conclave”, “Anora” e “Emilia Pérez” — este último conseguiu o feito inédito de ser indicado em 13 categorias. A relação oficial está neste endereço ( https://www.oscars.org/oscars/ceremonies/2025 ) da Academia de Hollywood.
Quem são os 23 indicados ao Oscar 2025
01) Melhor Ator Coadjuvante
Mônica Barbaro/”Um Desconhecido Completo”
Ariana Grande/”Malvado’
Felicidade Jones/”O brutalista”
Isabel Rossellini/”Conclave”
Zoe Saldaña/”Emília Pérez”
02) Melhor Figurino
“Um Desconhecido Completo”/Arianne Phillips
“Conclave”/Lisy Christl
“Gladiador II”/Janty Yates e Dave Crossman
“Nosferatu”/Linda Muir
“Malvado”/Paulo Tazewell
03) Maquiagem e Penteado
“Um Homem Diferente”/Mike Marino, David Presto e Crystal Jurado
“Emília Pérez”/Julia Floch Carbonel, Emmanuel Janvier e Jean-Christophe Spadaccini
“Nosferatu”/David White, Traci Loader e Suzanne Stokes-Munton
“A Substância”/Pierre-Olivier Persin, Stéphanie Guillon e Marilyne Scarselli
“Malvado’/Frances Hannon, Laura Blount e Sarah Nuth
04) Música (Pontuação Original)
“O Brutalista”/Daniel Blumberg
“Conclave”/Volker Bertelmann
“Emília Pérez”/Clément Ducol e Camille
‘Malvado”/John Powell e Stephen Schwartz
“O Robô Selvagem”/Kris Bowers
05) Música (Canção Original)
“El Mal”, de Emilia Pérez; Música de Clément Ducol e Camille; Letra de Clément Ducol, Camille e Jacques Audiard
“A Jornada”, dos Seis Triplos Oito; Música e Letra de Diane Warren
“Como um pássaro”, de Cantar Cantar; Música e Letra de Abraham Alexander e Adrian Quesada
“Mi Caminho”, de Emilia Pérez; Música e Letra de Camille e Clément Ducol
“Nunca tarde demais”, de Elton John: Never Too Late; Música e Letra de Elton John, Brandi Carlile, Andrew Watt e Bernie Taupin
06) Curta-metragem de ação ao vivo
“A Lien”/Sam Cutler-Kreutz e David Cutler-Kreutz
“Anuja”/Adão J. Túmulos e Suchitra Mattai
“Eu não sou um robô”/Victoria Warmerdam e Trento
“O Último Ranger”/Cindy Lee e Darwin Shaw
“O homem que não conseguiu permanecer em silêncio”/Nebojša Slijepčević e Danijel Pek
07) Melhor Animação em Curta-Metragem
“Belos Homens”/Nicolas Keppens e Brecht Van Elslande
(“In the Shadow of the Cypress”/”Na Sombra do Cipreste”/Shirin Sohani e Hossein Molayemi
“Doces Mágicos”/Daisuke Nishio e Takashi Washio
““Wander to Wonder”/”Vagueie para Wonder”/Nina Gantz e Stienette Bosklopper
“Yuck!”/ Loïc Espuche e Juliette Marquet
08) Melhor Roteiro Original
“Anora”/Escrito por Sean Baker
“O brutalista”/Escrito por Brady Corbet, Mona Fastvold
“Uma verdadeira dor”/Escrito por Jesse Eisenberg
“Setembro 5”/Escrito por Moritz Binder, Tim Fehlbaum; Co-escrito por Alex David
“A Substância”/Escrito por Coralie Fargeat
09) Melhor Roteiro Adaptado
“Um Desconhecido Completo”/Roteiro de James Mangold e Jay Cocks
“Conclave”/Roteiro de Peter Straughan
“Emília Pérez”/Roteiro de Jacques Audiard; em colaboração com Thomas Bidegain, Léa Mysius e Nicolas Livecchi
“Nickel Boys”/”Garotos Níquel”/Roteiro de RaMell Ross e Joslyn Barnes
“Sing Sing”/”Cantar Cantar”/Roteiro de Clint Bentley, Greg Kwedar; História de Clint Bentley, Greg Kwedar, Clarence Maclin, John “Divine G” Whitfield
10) Melhor Atriz Coadjuvante
Mônica Barbaro/”Um Desconhecido Completo”
Ariana Grande/”Malvado”
Felicidade Jones/”O Brutalista”
Isabel Rossellini/”Conclave”
Zoe Saldaña/”Emília Pérez”
11) Melhor Documentário
“Black Box Diaries” (“Diários da Caixa Preta”)/Shiori Ito, Eric Nyari e Hanna Aqvilin
“No Other Land” (“Nenhuma outra terra”)/Basel Adra, Rachel Szor, Hamdan Ballal e Yuval Abraham
“Porcelain War” (“Guerra Porcelana”)/Brendan Bellomo, Slava Leontyev, Aniela Sidorska e Paula DuPre’ Pesmen
“Soundtrack to A Coup D’Etat” (“Trilha sonora de um Golpe de Estado”)/Johan Grimonprez, Daan Milius e Rémi Grellety
“Sugarcane” (“Cana-de-açúcar”)/Indicados a serem determinados
12) Melhor Documentário de Curta-Metragem
“Death By Numbers” (“Morte por Números”)/Kim A. Snyder e Janique L. Robillard
“I am Ready, Warden” (“Estou pronto, Diretor”)/Smriti Mundhra e Maya Gnyp
“Incident” (“Incidente”)/Bill Morrison e Jamie Kalven
“Instruments of a Beating Heart” (“Instrumentos de um coração batendo”)/Ema Ryan Yamazaki e Eric Nyari
“The Only Girl in the Orchestra” (“A única garota da orquestra”)/Molly O’Brien e Lisa Remington
13) Melhor Longa-Metragem Internacional
BRASIL/”Ainda estou aqui”
Dinamarca/” “The Girl with the Needle” (”A Garota com Agulha”)
França/”Emília Pérez”
Alemanha/ “The Seed of the Sacred Fig” (“A Semente da Figo Sagrada”)
Letónia/ “Flow” (Fluxo)
14) Melhor Animação
“Flow” (“Fluxo”)/Gints Zilbalodis, Matigss Kaža, Ron Dyens e Gregory Zalcman
“DivertidaMente 2” (ou “De dentro para fora 2”)/Kelsey Mann e Mark Nielsen
“Memoir of a Snail” (“Memórias de um Caracol”)/Adam Elliot e Liz Kearney
“Wallace e Gromit: Vengeance Most Fowl” (“Wallace & Gromit: Vingança Mais Aves”)/Nick Park, Merlin Crossingham e Richard Beek
“O Robô Selvagem”/Chris Sanders e Jeff Hermann
15) Melhor Design de Produção
“O Brutalista”/Design de Produção: Judy Becker; Decoração do cenário: Patricia Cuccia
“Conclave”/Design de Produção: Suzie Davies; Decoração do conjunto: Cynthia Sleiter
“Duna: Parte Dois”/Design de Produção: Patrice Vermette; Decoração do cenário: Shane Vieau
“Nosferatu”/Design de Produção: Craig Lathrop; Decoração de Cenário: Beatrice Brentnerová
“Malvado”/Design de Produção: Nathan Crowley; Decoração do cenário: Lee Sandales
16) Melhor Edição
“Anora”/Sean Baker
“O Brutalista”/David Jancso
“Conclave”/Nick Emerson
“Emília Pérez”/Juliette Welfling
“Malvado”/Myron Kerstein
17) Melhor Som
“Um Desconhecido Completo”/Tod A. Maitland, Donald Sylvester, Ted Caplan, Paul Massey e David Giammarco
“Duna: Parte Dois”/Gareth John, Richard King, Ron Bartlett e Doug Hemphill
“Emília Pérez”/Erwan Kerzanet, Aymeric Devoldère, Maxence Dussère, Cyril Holtz e Niels Barletta
“Malvado”/Simon Hayes, Nancy Nugent Title, Jack Dolman, Andy Nelson e John Marquis
“O Robô Selvagem”/Randy Thom, Brian Chumney, Gary A. Rizzo e Leff Lefferts
18) Melhores Efeitos Visuais
“Alien: Romulus” (“Alienígena: Rômulo”)/Eric Barba, Nelson Sepulveda-Fauser, Daniel Macarin e Shane Mahan
“Better Man” (“Homem Melhor”)/Luke Millar, David Clayton, Keith Herft e Peter Stubbs
“Duna: Parte Dois”/Paul Lambert, Stephen James, Rhys Salcombe e Gerd Nefzer
“O Reino do Planeta dos Macacos”/Erik Winquist, Stephen Unterfranz, Paul Story e Rodney Burke
“Malvado”/Pablo Helman, Jonathan Fawkner, David Shirk e Paul Corbould
19) Melhor Fotografia/ Cinematografia
“O Brutalista”/Haha Crawley
“Duna: Parte Dois”/Greig Fraser
“Emília Pérez”/Paul Guilhaume
“Maria”/Ed Lachman
“Nosferatu”/Jarin Blaschke
20) Melhor Ator
Adriano Brody/”O Brutalista’
Timothée Chalamet/”Um Desconhecido Completo’
Colman Domingo/”Cantar Cantar”
Ralph Fiennes/”Conclave’
Sebastião Stan/”O Aprendiz”
21) Melhor atriz
Cynthia Erivo/”Malvado’
Karla Sofía Gascón/”Emília Pérez”
Mikey Madison/”Anora”
Demi Moore/”A Substância’
BRASIL: Fernanda Torres/”Ainda estou aqui”
22) Melhor Direção
“Anora”/Sean Baker
“O Brutalista”/Brady Corbet
“Um Desconhecido Completo”/James Mangold
“Emília Pérez”/Jacques Audiard
“A Substância”/Coralie Fargeat
23) Melhor Filme
“Anora”/Alex Coco, Samantha Quan e Sean Baker, Produtores
“O Brutalista”/Indicados a serem determinados
“Um Desconhecido Completo”/Fred Berger, James Mangold e Alex Heineman, Produtores
“Conclave”/Tessa Ross, Juliette Howell e Michael A. Jackman, Produtores
“Duna: Parte Dois”/Mary Parent, Cale Boyter, Tanya Lapointe e Denis Villeneuve, Produtores
‘Emília Pérez”/Pascal Caucheteux e Jacques Audiard, Produtores
BRASIL: “Ainda estou aqui”/Indicados a serem determinados
“Nickel Boys” (Garotos Níquel)/Dede Gardner, Jeremy Kleiner e Joslyn Barnes, Produtores
“A Substância”/Indicados a serem determinados
“Malvado”/Marc Platt, Produtor
A sinopse do filme brasileiro
“Rio de Janeiro, início dos anos 1970. O país enfrenta o endurecimento da ditadura militar. Os Paiva — Rubens, Eunice e seus cinco filhos — vivem na frente da praia, numa casa de portas abertas para os amigos. Um dia, Rubens é levado por militares à paisana e desaparece. Eunice, cuja busca pela verdade sobre o destino de seu marido se estenderia por décadas, é obrigada a se reinventar e traçar um novo futuro para si e seus filhos. Baseado no livro biográfico de Marcelo Rubens Paiva.
Data de lançamento: 7 de novembro de 2024 (Brasil)
Diretor: Walter Moreira Salles Jr
Distribuidor: StudioCanal
Prêmios: Green Drop Award, Festival de Veneza: Melhor Roteiro, MAIS
Indicações: Oscar de Melhor Filme, Green Drop Award, Prêmio Globo de Ouro para Melhor Atriz (Fernanda Torres), Satelitte Aweard de Melhor Atriz e três indicações para o Oscar 2025
Cinematografia: Adrian Teijido