fbpx
Início > Sambão do Povo terá desfile na defesa do SUS, na luta antimanicomial e no combate à dengue

Sambão do Povo terá desfile na defesa do SUS, na luta antimanicomial e no combate à dengue


O bloco “Que Loucura”, vinculado a projetos da Ufes, vai abrir o desfile do grupo especial do Carnaval de Vitória neste sábado (22), antecedendo os desfiles das escolas de samba, levando a defesa do SUS, a luta antimanicomial e o combate à dengue


Sambão do Povo terá desfile na defesa do SUS, na luta antimanicomial e no combate à dengue | Vídeo: Divulgação/Ufes

Logo no início dos desfiles das escolas de samba do grupo A, o público pagante que comparecerá ao Sambão do Povo vai poder assistir ao desfile do bloco “Que Loucura”, que é parte de projetos da Ufes na defesa do Sistema Único de Saúde (SUS). Neste ano são três focos: a própria defesa do SUS, a luta antimanicomial e o incentivo ao combate à dengue. Os integrantes se concentram a partir das 19h no Sambão do Povo, em Vitória (ES).

A iniciativa do bloco surgiu em 2014 e desde 2023 participa do carnaval pago dos desfiles das escolas. A professora do Departamento de Serviço Social da Ufes, Fabíola Xavier, diz que o bloco está levando para a avenida pautas que historicamente vem trazendo desde 2014, que é a defesa do SUS, “que é universal, gratuito para todo mundo em território”. “E aliado a isso, a luta antimanicomial”, acrescenta.

A Sesa-ES recomenda a quem for viajar neste feriadão de Carnaval para São Paulo, Minas Gerais, Roraima e Tocantins que tome a vacina contra a febre amarela, devido a alta incidência da doença nesses Estados | Imagem: Sesa-ES

Sesa-ES

Também como parte das ações de mobilização do Plano de Ação para enfrentamento das Arboviroses, a Secretaria de Estado da Saúde do Espírito Santo (Sesa-ES), juntamente com profissionais de saúde de vários municípios, especialmente das Vigilâncias em Saúde, informa que estará junto com bloco.

O subsecretário de Estado de Vigilância em Saúde, Orlei Amaral Cardoso, explicou que essa ação das arboviroses, especificamente da dengue, dentro de um desfile de abertura no Carnaval de Vitória, tem um cunho totalmente diferente do trabalho que é realizado na rotina.

“Vamos utilizar o lúdico como estratégia para educar e sensibilizar a sociedade sobre a importância do combate às arboviroses e da manutenção da vacinação em dia. Precisamos aproveitar todas as oportunidades e ferramentas disponíveis para lembrar a população e fazer sua parte no combate ao mosquito, eliminando os focos dos mosquitos e evitando a transmissão de doenças. O Carnaval, com seu grande alcance, é um momento estratégico para levar essas informações à população”, ressaltou o subsecretário de Vigilância em Saúde, Orlei Cardoso.