De acordo com a histórica verbal contada pelas gerações que atuam com estes festejos populares, a festa foi criada pelos antigos escravos que não podiam participar da festa em homenagem a Nossa Senhora da Penha. E para não serem reconhecidos, os participantes usavam máscaras

O Carnaval de Congo de Máscaras de Roda D’Água, em Cariacica (ES), está se aproximando. A festa acontece no dia 28 de abril (segunda-feira), feriado estadual de Nossa Senhora da Penha, padroeira do Espírito Santo. A festividade terá uma programação especial com cortejo, show e um grande encontro de bandas de congo.
Promovido pela Associação de Bandas de Congo de Cariacica e em parceria com a Prefeitura do município, o carnaval será no Campo do América, na Estrada de Roda D’Água, das 8 às 18 horas, com entrada gratuita.
Concentração de bandas
O evento começa com a concentração das bandas e tem a saída do cortejo até o Campo do América, área principal do carnaval, com cânticos sendo entoados sob sons de tambores e casacas, em homenagem à Nossa Senhora da Penha.
Os convidados também vão contar com a missa campal realizada pela Paróquia Bom Jesus de Novo Horizonte e comunidade Sagrada Família, com participação das bandas de congo.
Show
Este ano, a banda Casaca vai subir ao palco e cantar vários sucessos conhecidos pelos capixabas. Além disso, o grande encontro das bandas de congo tradicionais e convidadas promete muita festa.
Outro ponto alto da festividade é a tradicional cantata “Iá Iá Você Vai à Penha”, realizada pelos mestres de congo no palco principal. Em seguida, a festa termina com a Ave Maria acompanhada com tambores de congo, seguida de show pirotécnico.
João Bananeira
A festa também terá a participação dos mascarados, que são pessoas da comunidade que perpetuam a tradição do personagem João Bananeira, ícone do folclore de Cariacica, que juntamente com o Carnaval de Congo de Máscaras é patrimônio da cidade. A programação completa, divulgada pela Prefeitura de Cariacica, pode ser visualizada no final desta matéria.
Na festa do Carnaval de Congo de Máscaras do ano passado, confirme o que foi publicado pelo Grafitti News, devem ser confirmas na programação deste ano, a ser anunciada. São dois eixos centrais da festividade. É a saída em cortejo até o Campo do América, às 10 horas, onde os participantes entoam cânticos sob sons de tambores e casacas, em homenagem a Nossa Senhora da Penha, padroeira do Estado do Espírito Santo. Em seguida, às 10h30, a celebração da Missa campal realizada pela Paróquia Bom Jesus de Novo Horizonte e comunidade Sagrada Família, também no palco principal do campo do América, com participação das bandas de congo.
Confira a programação oficial:
Data: 28 de abril
Horário: Das 8h às 18h
Local: Estrada de Roda D’Água, s/nº, Campo do América, Roda D’Água, Cariacica (ES).
7h00 – Saída das Bandas de Congo Tradicionais filiadas à Associação de Bandas de Congo de Cariacica – ABCC de suas Sedes;
7h30- Início da concentração das bandas de congo na bica do Luiz em Roda D’Água;
9h40 – Saída em cortejo à padroeira do Estado do Espírito Santo “Nossa Senhora da Penha” da bica do Luiz. Cortejo entoado pelos cânticos, tambores e casacas das bandas de congo tradicionais filiadas à ABCC;
10h30 – Missa congueira com Frei Evanir Matins da Paróquia do Bom Jesus e a comunidade Sagrada Família no Campo Principal em Roda D’Água;
12h30 – Apresentação Musical com a Banda “Casaca”;
14h00 – Encontro de todas as bandas de Congo no Campo Principal, incluído as Bandas: Amores da Lua – Vitória e União Jovens de Manguinhos – Serra;
15h00 – Apresentação das Bandas participantes no palco;
17h30 – Apresentação no palco dos Mestres (a) das bandas de congo de Cariacica;
18h – Encerramento oficial com a “Ave Maria” acompanhada com tambores de congo e show pirotécnico.
Participam:
- Bandas de congo tradicionais
- Banda de Congo São Benedito de Piranema
- Banda de Congo Unidos de Boa Vista
- Banda de Congo São Benedito de Boa Vista
- Banda de Congo São Sebastião de Taquaruçu
- Banda de Congo Santa Izabel
- Banda de Congo Mestre Tagibe