fbpx
Início > Saiba como será o funeral do Papa Francisco e o Conclave que indicará o novo Pontífice

Saiba como será o funeral do Papa Francisco e o Conclave que indicará o novo Pontífice


Segundo o Vaticano, a causa da morte do Papa Francisco, na manhã desta última segunda-feira (21), foi um  Acidente Vascular Cerebral (AVC) e e insuficiência cardíaca. Ele vinha se recuperando de uma pneumonia nos dois pulmões, após ter ficado hospitalizado por 38 dias


Saiba como será o funeral do Papa Francisco e o Conclave que indicará o novo Pontífice. Acima, a bandeira do Vaticano a meio mastro, em luto | Foto: Arquivo/Vatican News

De acordo com o arcebispo de Brasília, o cardeal Paulo Cezar Costa, o funeral do papa Francisco, falecido nesta última segunda-feira (21), deve ocorrer ao longo da semana, mas o sepultamento deve ser realizado apenas no próximo fim de semana. Dom Paulo, que é um dos 135 cardeais com menos de 80 que participará do Conclave,  planeja chegar ao Vaticano na sexta-feira (25), para os rituais e, na sequência, seguir para o conclave, evento de escolha do novo papa. No total são 252 Cardeais em todo o mundo, mas somente participam do Conclave os que tem menos de 80 anos de idade.

Após o funeral, o Vaticano passa por um período de luto de nove dias, para que, então, os cardeais da Igreja Católica iniciem a primeira parte do conclave, as reuniões preparatórias para a eleição. Nessas reuniões, todos os cardeais do mundo participam e discutem os problemas da igreja e do mundo atual. A partir dali, começa-se a delinear perfis que possam assumir o papel de bispo de Roma, de papa.

Para a segunda parte do conclave, a votação na Capela Sistina, participam apenas os cardeais com menos de 80 anos. Segundo dom Paulo, é normal que o novo Papa seja um dos cardeais que estão na capela, mas nada impede que alguém que está fora seja eleito.

“É uma escolha que vai além do voto meramente humano, é também uma atitude de fé”, disse o arcebispo de Brasília, afastando qualquer clima de “complô político”. “O clima é outro, é a percepção que nós somos instrumentos na busca por perceber quem é o melhor para guiar a Igreja, os 1,4 bilhão de católicos no mundo inteiro”, declarou

Quais brasileiros participarão do Conclave:

  • Sérgio da Rocha, Primaz do Brasil e arcebispo de Salvador, 65 anos.
  • Jaime Spengler, presidente da CNBB e arcebispo de Porto Alegre, 64 anos.
  • Odilo Scherer, arcebispo de São Paulo, 75 anos.
  • Orani Tempesta, arcebispo do Rio de Janeiro, 74 anos.
  • Paulo Cezar Costa, arcebispo de Brasília, 57 anos.
  • João Braz de Aviz, arcebispo emérito de Brasília, 77 anos.
  • Leonardo Ulrich Steiner, arcebispo de Manaus, 74 anos.
Ato de constatação da morte e a deposição do corpo de Francisco ocorreu às 20 h desta última segunda-feira (21), na Capela Santa Marta. Os apartamentos papais foram lacrados com selo com a presença do carmerlengo Farrrell | Vídei: Vatican News

Cardeal emérito de Aparecida (SP) não participará do Conclave

Com 88 anos de idade, o Cardeal e  arcebispo emérito de Aparecida, Dom Raymundo Damasceno, não participará do Conclave por ter 88 anos de idade, mas poderá ser votado. .Segundo a Agência B rasil, ele falou em coletiva de imprensa, em Brasília, ao lado de Dom Paulo Cezar Costa. Dom Raymundo que participou da escolha do Papa Francisco, em 2013, e, agora, diante da idade avançada (88 anos), estará apenas na primeira parte do conclave.

“[Francisco] deixa um grande legado para a igreja, para que o outro papa eleito dentre os cardeais possa continuar esta missão da igreja que é, fundamentalmente, o anúncio do evangelho no mundo de hoje, diante de todos os seus desafios”, disse dom Damasceno, afastando a possibilidade de ser eleito o novo papa.

“Difícil que cardeal emérito seja eleito papa. É necessário muito mais saúde, vitalidade e conhecimento de toda a Igreja”, destacou. “Isso, evidentemente está completamente descartado e nem eu desejo, nem espero. Rezo para que Deus inspire os cardeais que vão votar e possam escolher aquele que melhor possa servir a igreja e o mundo nos dias de hoje”, acrescentou.

O arcebispo emérito lembrou que 80% dos cardeais do colégio eleitoral foram criados pelo papa Francisco, que, ao longo do seu pontificado, voltou-se muito para as periferias do mundo. “É um colégio representado por cardeais de todas as periferias do mundo”, disse.

Continuidade da ação de Francisco só com Papas italianos, diz Frei Betto

Em entrevista à CNN Brasil nesta última segunda-feira, o teólogo Frei Betto, alertou que o desejo de se ter um Papa africano não é interessante para a continuidade da ação de abertura da Igreja Católica, porque todos os cardeiais da África são conservadores. O mesmo, segundo ele, são com os cardeais dos Estados Unidos, que chamavam o Papa Francisco de “comunista.”

Destacando que é imprevisível Frei Betto disse na sua entrevista a CNN Brasil, disse acreditar que o controle da Igreja Católica voltará aos italianos, que é o que eles querem, “que não se conformam em ter perdido o controle do Papado.” E disse que há cinco cardeais italianos nomeados por Francisco, “que certamente darão continuidade à linha do Francisco.”

Frei Betto disse que o filme “Conclave”, ganhador do Oscar na na categoria de Melhor Roteiro, em 2025, que explora os segredos, intrigas políticas e dilemas morais que surgem durante a realização de um Conclave, “é muito realista.” Ele contou que um Cardeal que participou das eleições de João Paulo I e João Paulo II o confidenciou e disse que ‘um Cardeal de idade bastante avançada quase foi eleito na eleição simbólica do início do Conclave. Quase que ele consegue ter maioria mais um.” Ele ainda disse que pelo Direito Canônico, qualquer homem católico pode ser eleito Papa, sem ser necessariamente Cardeal ou até mesmo padre.Se for casado, tem que se separar da mulher, acrescentou.

Vaticano divulgou a íntegra do Testamento do Papa Francisco | Foto: Divulgação/Vatican News

Íntegra do Testamento do Papa Francisco, divulgado pelo Vaticano

A Sala de Imprensa da Santa Sé divulgou nesta última segunda-feira (21) o Testamento do Papa Francisco, redigido por ele em junho de 2022. No texto, Francisco pediu para ser sepultado na Basílica de Santa Maria Maior e em túmulo simples. Leia o documento em sua íntegra:

“Miserando atque Eligendo

Em Nome da Santíssima Trindade. Amém.

Sentindo que se aproxima o ocaso da minha vida terrena e com viva esperança na Vida Eterna, desejo expressar a minha vontade testamentária somente no que diz respeito ao local da minha sepultura.

Sempre confiei a minha vida e o ministério sacerdotal e episcopal à Mãe do Nosso Senhor, Maria Santíssima. Por isso, peço que os meus restos mortais repousem, esperando o dia da ressurreição, na Basílica Papal de Santa Maria Maior.

Desejo que a minha última viagem terrena se conclua precisamente neste antiquíssimo santuário Mariano, onde me dirigia para rezar no início e fim de cada Viagem Apostólica, para entregar confiadamente as minhas intenções à Mãe Imaculada e agradecer-Lhe pelo dócil e materno cuidado.

Peço que o meu túmulo seja preparado no nicho do corredor lateral entre a Capela Paulina (Capela da Salus Populi Romani) e a Capela Sforza desta mesma Basílica Papal, como indicado no anexo.

O túmulo deve ser no chão; simples, sem decoração especial e com uma única inscrição: Franciscus.

As despesas para a preparação da minha sepultura serão cobertas pela soma do benfeitor que providenciei, a ser transferida para a Basílica Papal de Santa Maria Maior e para a qual dei instruções apropriadas ao Arcebispo Rolandas Makrickas, Comissário Extraordinário do Cabido da Basílica.

Que o Senhor dê a merecida recompensa àqueles que me quiseram bem e que continuarão a rezar por mim. O sofrimento que esteve presente na última parte de minha vida eu o ofereço ao Senhor pela paz no mundo e pela fraternidade entre os povos.

Santa Marta, 29 de junho de 2022

Francisco”