O Laboratório da UFPE lançou o Programa Combustível Nota 10 PE, informando aos motoristas pernambucanos sobre qualidade do combustível encontrado nos postos de abastecimento de Pernambuco. No ES não há programa semelhante

Ao completar 25 anos de serviços prestados à sociedade com o monitoramento da qualidade de combustíveis comercializados em Pernambuco, Alagoas e Sergipe, o Laboratório de Combustíveis (LAC) da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) lança neste mês de abril o Programa Combustível Nota 10 PE. Como parte da iniciativa, foi criado o aplicativo Nota 10 PE, pelo qual os usuários podem ter acesso em seu próprio celular a informações sobre o produto que é oferecido nos postos de abastecimento.
O Programa Combustível Nota 10 PE tem como objetivo “fornecer à população a segurança em abastecer seu veículo com um combustível de qualidade atestada e, aos postos, a tranquilidade em comercializar produtos rigorosamente avaliados, conforme normas técnicas adotadas e reconhecidas internacionalmente”. Como uma continuidade disso, o aplicativo Nota 10 PE, que tem versões para os sistemas Android e iOS, foi elaborado com o intuito de simplificar a experiência de quem vai abastecer.
Ideia
“A ideia é proporcionar ao consumidor uma ferramenta de fácil acesso que permita consulta rápida a estabelecimentos que comercializem combustíveis com qualidade assegurada”, resume a professora do Departamento de Engenharia Química da UFPE Fernanda Honorato. No Espírito Santo não há um programa semelhante.
Até o momento, os postos que aderiram ao programa estão concentrados na Região Metropolitana do Recife, mas a equipe pretende atuar em todo o estado de Pernambuco. A adesão ao programa pelos donos de postos é voluntária e os comerciantes podem entrar em contato com os pesquisadores pelo site do Programa Combustível Nota 10 PE ou por WhatsApp: (81) 97313-6864.
Atuação
A atuação do LAC-UFPE em Pernambuco, Alagoas e Sergipe integra o Programa de Monitoramento da Qualidade dos Combustíveis (PMQC), que é regulado pela Agência Nacional de Petróleo, Gás e Biocombustíveis (ANP). A professora Fernanda Honorato explica o processo: “O LAC-UFPE realiza mensalmente a coleta dos combustíveis, em postos indicados pela ANP, e os analisa a partir de ensaios baseados em normas internacionais de análise para atestar a conformidade dos combustíveis etanol, gasolina e óleo diesel, considerando as especificações determinadas nas resoluções da ANP. Esses resultados são enviados para a ANP, que os divulga mensalmente na área ‘Boletim de Biocombustíveis e Qualidade de Produtos’ no site da agência”.
“Entretanto, além do monitoramento ser por amostragem, o consumidor não tem a informação ou a cultura de consultar site para saber quais postos tiveram seu combustível avaliado e quais foram aprovados. Pensando nisso, desenvolveu-se o Programa Combustível Nota 10, inicialmente implementado pelo Laboratório de Combustíveis e Lubrificantes da UFRN e agora pelo LAC-UFPE”, completa a professora.
O laboratório da Universidade Federal do Rio Grande do Norte citado por ela atua desde 2019. Além de ter chegado a Pernambuco com o LAC-UFPE, o Programa Combustível Nota 10 também está presente no Ceará, por meio do Laboratório de Combustíveis e Lubrificantes da Universidade Federal do Ceará (UFC).
Além de participar do programa, o LAC-UFPE presta serviços tecnológicos nas áreas de derivados de petróleo e biocombustíveis, desenvolve pesquisas e contribui para a formação de pessoas especializadas nos níveis de Graduação e Pós-graduação. “O LAC-UFPE tem sua competência técnica em gerar resultados confiáveis reconhecida nacional e internacionalmente pela sua acreditação na ISO 17025 pela Coordenação Geral de Acreditação do INMETRO desde 2007”, recorda a professora Fernanda A. Honorato.