Lula participou do velório do Santo Padre em Roma, na Itália., nesta última sexta-feira (25) e neste sábado (26) acompanha o sepultamento. Nos próximos 15 ou 20 dias será dado início ao Conclave, que irá eleger o novo Papa
O funeral do Papa Francisco, tem a cerimônia iniciada neste sábado (26) às 10 horas locais, no Vaticano, e 5 horas da manhã pelo horário de Brasília (DF), devendo durar duas horas e meia, com término previsto para as 12h30 (horário local) ou 7h30 no horário oficial brasileiro. O presidente Luiz Inácio Lula da Silva, acompanhado da primeira-dama Rosângela Lula da Silva, da presidente do Banco dos BRICS, Dilma Rousseff, e de sua delegação, prestou homenagem ao Papa Francisco na Basílica Vaticana nesta última sexta-feira)25).
Neste sábado a delegação brasileira estará presente nas exéquias na Praça São Pedro. Assim que soube da morte do Sumo Pontífice, na última segunda-feira, dia 21, o presidente brasileiro decretou Luto Oficial de sete dias no país e expressou seus sentimentos. “A humanidade perde uma voz de respeito e acolhimento ao próximo. O Papa Francisco viveu e propagou em seu dia a dia o amor, a tolerância e a solidariedade que são a base dos ensinamentos cristãos”.
Delegações estrangeiras
Segundo o que informou a Secretaria de Estado da Santa Sé, 130 delegações confirmaram a presença no funeral, sendo 50 chefes de Estado, entre presidentes e primeiro-ministros e 10 reis e rainhas. Com isso, foi comunicado que as medias de segurança foram reforçadas.
Um automóvel em baixa velocidade vai fazer o transporte do corpo do Papa, para que a multidão presente na Praça de São Pedro possam render as suas últimas homenagens. O corpo do Papa Francisco será sepultado na Basílica de Santa Maria Maior, onde será recebido por famílias pobres na escadaria de acesso.
Conclave
A quarta Congregação Geral dos Cardeais teve início nesta última sexta-feira, com um momento de oração, seguido pelo juramento prestado por aqueles que já chegaram. A sessão teve a presença de 149 cardeais. Uma vez celebrada as cerimônias do sepultamento do Pontífice falecido, é dado os preparativos para a realização do Conclave, o qual poderá ter início no 15.º dia seguinte à morte do Papa, nunca ultrapassando o 20.º dia.
No Conclave os 135 cardeais eleitores, todos com menos de 80 anos de idade, entram em um completo isolamento do mundo exterior na Capela Sistina. O Cardeal Kevin Farrell, atual Camerlengo, irá ler o juramento solene que obriga todos os Cardeais eleitores a aceitar as condições, como a rejeição de as todas as influências externas e a manter secretas as suas deliberações. Feita esta leitura, o Camerlengo procede à chamada dos eleitores. Ao ouvir o seu nome, cada Cardeal levanta-se e dirige-se para a mesa onde estão os três vasos de vidro e a bandeja de prata, perante a qual, em voz alta, declara o juramento com a mão direita sobre as Escrituras Sagradas:
Depois, por sorteio, é feita a eleição dos três Cardeais escrutinadores, que irão assumir a responsabilidade de verificar e contar os votos; sendo o 1.º, 2.º e 3.º escrutinador. Ainda são sorteados os três Cardeais revisores, encarregues de fiscalizar os trabalhos dos Cardeais escrutinadores. Para cada um dos três sorteios utilizam-se tiras de papel que são depositadas nos três vasos de vidro, que,se encontram sobre a mesa situada junto do altar-mor da Capela Sistina.As votações realizam-se em sessões de manhã e à tarde, duas em cada sessão, com exceção do primeiro dia onde se realiza apenas uma votação.