Na oportunidade foi apresentado o projeto da VI Teia Nacional, a ser realizado em Aracruz (ES)

Representantes do Ministério da Cultura visitaram a Ufes na última quarta-feira, 16, para apresentar o projeto de realização da VI Teia Nacional, evento que será realizado na cidade de Aracruz em 2026. O grupo, liderado pelo diretor de Política Nacional de Cultura Viva, João Pontes, foi recebido pela vice-reitora Sonia Lopes.
“A Ufes foi convidada para essa parceria com o Minc e a Secretaria de Cultura do Estado na realização desse evento, que tem a expectativa de reunir mais de 4 mil pessoas e resgata a valorização das iniciativas culturais que acontecem em diversos pontos do nosso País. A Ufes também abre seus espaços e apoia essas iniciativas, por isso nos colocamos à disposição para contribuir no que for possível”, afirma Sonia Lopes.
O Teia Nacional é o Encontro Nacional dos Pontos de Cultura, um espaço de articulação, troca de experiências e fortalecimento da Política Nacional de Cultura Viva (PNCV), que reconhece e fomenta grupos e entidades culturais nas comunidades. Com o tema Futuro é ancestral!, o VI Teia Nacional será realizado pelo Ministério da Cultura, pela Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura (Unesco) e pela Secretaria da Cultura do Espírito Santo (Secult-ES).
Além da vice-reitora e do diretor do Minc, a reunião contou com a presença do secretário de Cultura, Rogério Borges, e do diretor de Relações Interinstitucionais da Universidade, Gustavo Cardoso; do chefe de Gabinete, Alison Pereira, e do coordenador de Articulação do PNCV do Minc, Leandro Anton; da consultora da Unesco, Beatriz Lima; e da representante da Secult-ES, Thaís Cotrim.
Texto: Thereza Marinho