fbpx
Início > Inscrições para Mestrado em Cafeicultura no Ifes Itapina serão encerradas na segunda (26)

Inscrições para Mestrado em Cafeicultura no Ifes Itapina serão encerradas na segunda (26)


De acordo com o Ifes, o curso é gratuito, presencial e tem duração de 24 meses, com aulas nas  quintas e sextas-feiras (períodos noturno e integral) e, eventualmente, aos sábados. Itapina é distrito de Colatina (ES)


Inscrições para Mestrado em Cafeicultura no Ifes Itapina serão encerradas na segunda (26) | Foto: Divulgação/Ifes

O Instituto Federal do Espírito Santo – Campus Itapina divulgou o edital do processo seletivo para o curso de Mestrado Profissional em Cafeicultura, com ingresso previsto para o segundo semestre deste ano. As inscrições podem ser feitas até esta próxima segunda-feira, 26 de maio, exclusivamente pela Internet. Leia o Edital abaixo, em “Serviço”.

O curso é gratuito, presencial e tem duração de 24 meses, com aulas programadas para quintas e sextas-feiras (períodos noturno e integral) e, eventualmente, aos sábados. Destinado a profissionais com diploma de graduação nas áreas de Ciências Agrárias, Engenharias, Ciências Biológicas, Exatas e da Terra, o mestrado oferece 12 vagas, sendo parte delas reservada para ações afirmativas (pessoas pretas, pardas, indígenas e com deficiência).

As linhas de pesquisa do programa são “Manejo e Sustentabilidade do Cafeeiro” e “Tecnologia em Cafeicultura”, com foco na inovação, no desenvolvimento de soluções tecnológicas e no aprimoramento de processos voltados à cafeicultura.

Sobre o Curso

O Mestrado Profissional em Cafeicultura (PPGCAF) do Instituto Federal do Espírito Santo – Campus Itapina é um programa stricto sensu reconhecido pela CAPES. Tem como objetivo formar mestres qualificados para desenvolver soluções inovadoras na cadeia produtiva do café, integrando conhecimentos científicos, tecnológicos e sustentáveis.

O curso é gratuito, presencial e voltado a graduados nas áreas de Ciências Agrárias, Biológicas, Engenharias e Exatas. Com duração de 24 meses e início previsto para agosto de 2025, o mestrado promove a aplicação de pesquisa e inovação para atender às demandas do setor cafeeiro, com foco no desenvolvimento regional, na sustentabilidade e na transferência de tecnologias. As aulas ocorrerão às quintas e sextas-feiras (em período noturno e integral) e, eventualmente, aos sábados, no Campus Itapina localizado em Colatina–ES.

Serviço:

Acesse o edital completo, clicando aqui.