Com a medida, a entidade que reúne os catadores de recicláveis de Vitória (ES) passa a ter mais mobilidade, inclusive participar de editais públicos

Os deputados aprovaram por unanimidade, na sessão desta última quarta-feira (21), o projeto de lei 125/2025, de autoria do deputado estadual João Coser (PT) que declara a utilidade pública da Associação dos Catadores de Materiais Recicláveis de Vitória (Ascamare). O documento é necessário para que a Ascamare possa realizar seu trabalho com maior facilidade, principalmente a ampliação do atendimento à comunidade em geral, permitindo a possibilidade de recebimento de emendas parlamentares e a participação de editais públicos.
Para João Coser, a concessão do título de utilidade pública é de extrema importância para a associação. “Conheço a história da Ascamare e tenho muito respeito pelo trabalho que realizam. Para mim é uma honra poder contribuir com o fortalecimento da instituição”, destacou o deputado.
A instituição
A Ascamare é uma associação sem fins lucrativos que reúne catadores de materiais recicláveis e incentiva a realização de atividades de defesa de direitos sociais a partir de projetos individuais ou coletivos de economia solidária, preservação e conservação do meio ambiente e promoção do desenvolvimento sustentável.
A história da associação teve início na década de 90, com ação da Pastoral Social da Paróquia São Francisco de Assis, em Jardim da Penha. Quando João Coser esteve à frente da Prefeitura de Vitória, entre os anos de 2005 e 2012 desenvolveu vários projetos em parceria com a instituição. Atualmente, a Ascamare é formada por 18 associados, que prestam serviços imprescindíveis para a população de Vitória, diminuindo os resíduos produzidos pela sociedade e dando uma destinação final adequada a eles.