Enquanto uma parte dos brasileiros optam em seguir as desorientações do presidente Jair Bolsonaro (sem partido) e usar a cloroquina, o medicamento sem nenhuma eficácia contra o Covid-19, uma parcela dos indianos optam em usar o esterco de vaca para se proteger do novo coronavírus. A vaca faz parte das 3,3 milhões de divindades da Índia e é considerado como um animal sagrado da religião hindu. O país já conta com 23 milhões de contágios e 250 mil mortes.
Para combater a ignorância, as autoridades indianas e os especialistas em saúde estão fazendo enérgicas campanhas naquele país que o esterco e urina de vaca não protege os seres humanos do Covid-19. De acordo com o Ministério da Saúde da Índia, o país tem a mais contagiante e mortal cepa do coronavírus, o que levou a um desastre de mortandade. São quase quatro mil mortes por dia e o também se aproxima de 400 mil novos casos.
A prática de polvilhar esterco de vaca na porta das casas não salva do coronavírus, alerta o próprio governo. Devido a isso a campanha de esclarecimento está atingindo diversas áreas daquele país, para lembrar que o esterco da vaca “sagrada” não impede a contaminação e a conseqüente morte dos infectados com casos mais graves. A índia tem 1,3 bilhão de habitantes e só perde em população para a China.
Esterco no corpo
No Estado indiano de Gujarat, na região Oste, a pandemia atinge nível alarmante, enquanto as pessoas popularizaram o hábito de ir aos abrigos das vacas uma vez por semana para cobrir seus corpos com esterco e urina de vaca. A esperança, dentro do credo religioso do hinduísmo, é que essa ação garanta imunidade contra o vírus ou, pelo menos, ajude a se recuperar da doença.
“Não há evidências científicas concretas de que o estrume de vaca ou a urina funcionem para aumentar a imunidade contra o Covid-19”, disse o presidente Nacional da Associação Médica Indiana, J. A. Jayalal. Ele acrescentou que essas são “práticas baseadas inteiramente em crenças, sem qualquer endosso científico”. Na Índia há um agravamento do Covid-19 em crianças, que estão sendo as mais afetadas.