fbpx
Início > Nesta quarta-feira vai ocorrer o fenômeno da superlua e poderá ser visto ao anoitecer

Nesta quarta-feira vai ocorrer o fenômeno da superlua e poderá ser visto ao anoitecer

A superlua poderá ser vista em Vitória a partir do final da tarde desta quarta-feira (26)| Foto: Internet

A superlua deste 26 de maio poderá ser observada também ao anoitecer, pouco antes do pôr do Sol. O observador deve olhar horizonte leste, que é o oposto em relação ao pôr do Sol. Já o eclipse lunar total não será visível em Vitória (ES)

Na quarta-feira, 26 de maio, dois fenômenos astronômicos ocorrerão. De um lado, vai ser possível ver por 15 minutos em algumas partes da América do Sul e n a costa oeste da América do Norte o primeiro eclipe lunar total. Do outro lado, e sendo possível ver o fenômeno em qualquer parte do mundo, a superlua ou Lua de Sangue ou ainda a Lua das Flores, uma lua bem grande devido aproximação maior à Terra. O eclipse terá o auge, no horário de Brasília, às 8h18 da manhã.

Em Vitória (ES), assim como o Rio de Janeiro, Belém Brasília e São Paulo somente será possível ver um eclipse penumbral, que não encobre a Lua, mas a deixa mais escura do que o normal. Já em Manaus, Campo Grande, Curitiba e Porto Alegre será possível ver o eclipse parcial, onde apenas uma parte da Lua é encoberta pela sombra do nosso planeta. A Argentina, Equador, Peru, Chile e Uruguai vão poder assistir o eclipse total, embora, em Buenos Aires.

No Nordeste brasileiro e as capitais como São Luís, Fortaleza, Natal, Recife e Aracajú, não será possível observar o eclipse. Além das Américas, o eclipse também poderá ser visto na parte oriental de alguns países asiáticos, bem como na Oceania.

Será parcialmente visível em algumas partes da América Central e no oeste da América do Sul. Mas, em Buenos Aires, por exemplo, o fenômeno não será visível porque às 8h18 da manhã a Lua já estará abaixo da linha do horizonte. O eclipse penumbral começará às 5h47 e o eclipse parcial começará às 6h4 e nos locais onde o eclipse terá visibilidade máxima, o ponto de maior magnitude ocorrerá às 7h46, horário de Brasília, antes que a lua comece a desaparecer na linha do horizonte.

Superlua

Além disso, poderá ser vista desfrutar da Superlua de flores, que estará em toda a sua glória no hemisfério norte. Este fenômeno é uma lua cheia que é apreciada com todo o seu esplendor. Para que a Superlua ocorra devem ocorrer duas condições: que o satélite esteja em sua fase cheia e que esteja localizado no perigeu, o ponto de sua órbita mais próximo da Terra. A Lua alcançará apenas 357.462 quilômetros da Terra. A superlua de 26 de maio é o segundo evento de superlua com Lua cheia de 2021. O primeiro ocorreu em 27 de abril. Em novembro e dezembro vão ocorrer as superluas com a Lua nova.

O termo “flores” está relacionado à região em que poderá ser visualizado o evento astronômico: no hemisfério norte, onde a Lua cheia coincide com a estação da primavera. O termo” Superluna ” significa que esta é uma lua cheia maior que a média, embora particularmente a de 26 de maio seja a maior deste ano. Isso ocorre porque ocorre enquanto nosso satélite está no ponto mais próximo da terra em sua órbita mensal, segundo informações da agência espacial americana Nasa. Um outro termo para denominar a Lua enorme é Lua de Sangue, devido a atmosfera terrestre também filtrar a luz e dá à Lua um toque avermelhado, motivo pelo qual esse fenômeno é chamado por alguns de “Lua de Sangue”.

Já os eclipses lunares acontecem quando o Sol e a Lua estão exatamente em lados opostos da Terra. Quando esse alinhamento acontece, o nosso planeta impede que a parte da luz do sol chegue até a lua. A Lua de Sangue acontece no momento em que o satélite está mais perto da Terra e, por isso, aparenta estar maior, garantindo outro fenômeno, a superlua.