fbpx
Início > Polícia Ambiental apreende animais silvestres abatidos para comercialização em Sooretama

Polícia Ambiental apreende animais silvestres abatidos para comercialização em Sooretama

Polícia Militar Ambiental apreendeu animais silvestres da Reserva da Sooretama abatidos e levou os caçadores presos | Foto: PMES

Os criminosos abateram animais silvestres, alguns em fase de extinção, nas proximidades da Reserva Biológica de Sooretama e já tinham embalado sacos plásticos um Quati, um Tatu, um Macuco e 6.983 Kg de carne de Anta embalada em porções. Ainda foi apreendido um rifle calibre .22, com capacidade para 15 tiros, luneta e silenciador, e 96 munições intactas do mesmo calibre

Neste último final de semana, policiais militares da 3ª Companhia do Batalhão de Polícia Militar Ambiental, após receberem uma denúncia anônima oriunda do Serviço Disque Denúncia 181 sobre a pratica de caça, abate e comercialização de animais silvestres nas imediações da Reserva Biológica de Sooretama, prosseguiram até a localidade do Córrego Cupido, zona rural do município de Sooretama, no norte do Espírito Santo, para efetuar uma fiscalização e tentar coibir tais crimes.

Ao chegarem no local, a equipe deu início às fiscalizações e após ser indagado pelos militares sobre a veracidade dos fatos narrados na denúncia, o suspeito demonstrou nervosismo quanto aos questionamentos dos agentes. Durante as buscas, foi encontrado no interior de um freezer, a carne de animais silvestres abatidos e embalados em sacos plásticos, prontos para a comercialização sendo 01 Quati abatido, 01 Tatu abatido, 01 Macuco abatido e 6.983 Kg de carne de Anta embalada em porções.

Dando continuidade as buscas, foi encontrado em um dos cômodos, um rifle calibre .22, com capacidade para 15 tiros, além de luneta e silenciador, acessórios estes de uso restrito das forças de segurança, além de 96 munições intactas do mesmo calibre, que, segundo o suspeito, eram usadas para o abate dos animais. Desta forma, todo o conteúdo da denúncia anônima foi confirmado pela equipe policial.

Crime

Por configurar os crimes previstos nos artigos 12 e 16 da Lei 10.826/2003 e no artigo 29 Caput da Lei 9.605/1998, o suspeito foi conduzido à Delegacia de Polícia Civil do município de Linhares, onde foi apresentado ao delegado de plantão, juntamente com o armamento apreendido e os animais abatidos.

O Comandante da Terceira Companhia do BPMA, o Capitão Fabrício Pereira Rocha, informa que a população pode ajudar a polícia a combater os crimes ambientais através do telefone 181 ou por meio do site www.disquedenuncia181.es.gov.br. Não é necessário se identificar.