Programa gratuito destinado a professores do ensino médio e técnico de escolas públicas da Grande São Paulo busca formar educadores nas áreas de Ciência, Tecnologia, Engenharia, Artes e Matemática
Por Victoria Borges/Jornal da USP
Estão abertas as inscrições para o Programa STEAM São Paulo, que visa a formar professores para a prática da educação em Ciência, Tecnologia, Engenharia, Artes e Matemática. Serão oferecidas 100 vagas gratuitas para professores do ensino médio e técnico das escolas públicas dos municípios da Grande São Paulo.
A iniciativa é um dos 14 projetos da Fundação Internacional Siemens Stiftung — entidade sem fins lucrativos que promove o desenvolvimento sustentável por meio da educação — na América Latina e conta com a parceria do Laboratório de Sistemas Integráveis Tecnológico (LSI-TEC) e o apoio da Escola Politécnica (Poli) da USP.
O curso acontece entre os meses de agosto e novembro deste ano. Em dezembro, será realizada uma mostra virtual de projetos investigativos desenvolvidos sob a orientação dos professores participantes do programa. No final, os participantes receberão um certificado de formação.
Ao todo, o programa é constituído por quatro cursos livres, que serão ministrados a distância na plataforma Aprendizagem Interativa em Ciências e Engenharia (APICE).
As inscrições podem ser feitas até o dia 12 de julho. O candidato deve preencher um questionário e anexar uma carta de recomendação, assinada pela direção da escola em que trabalha. Mais informações sobre os cursos estão no site do STEAM São Paulo: steamsaopaulo.febrace.org.br