fbpx
Início > Anvisa cancela estudo clínico da Precisa para Covaxin

Anvisa cancela estudo clínico da Precisa para Covaxin

Decisão foi tomada após avaliação técnica

Após as denúncias de corrupção no governo Bolsonaro, Anvisa cancela estudos clínicos com a vacina Covaxin | Foto: Divulgação

A Anvisa publicou, nesta segunda-feira (26/7), o cancelamento definitivo do estudo clínico da vacina Covaxin, solicitado pela empresa Precisa Comercialização de Medicamentos Ltda.

A decisão foi tomada após avaliação técnica no sentido de que o fim da autorização da empresa Precisa para representar a Bharat Biotech (fabricante da vacina) no Brasil inviabiliza o cumprimento da norma que trata da condução dos estudos clínicos de vacinas no país.

A Agência já havia suspendido o estudo de forma cautelar, na última sexta-feira (23/7), após a comunicação sobre o rompimento de representação entre a empresa Precisa Comercialização de Medicamentos Ltda. e o laboratório indiano Bharat Biotech, sediado na Índia. Com a confirmação das informações, a resolução que autoriza o estudo clínico foi cancelada.

document

Cancelamento

O cancelamento envolve os dois processos que fazem parte de um pedido de pesquisa clínica. O primeiro é o que trata do documento de abertura do estudo, o Dossiê de Desenvolvimento Clínico de Medicamento (DDCM), solicitado pela Precisa Comercialização de Medicamentos. O segundo é o que trata do protocolo clínico da pesquisa, o Dossiê Específico de Ensaio Clínico (DEEC), solicitado pela Sociedade Beneficente Israelita Brasileira – Hospital Albert Einstein.

Na última sexta o estudo havia sido suspenso pela Agência como uma medida cautelar, logo após o comunicado sobre o rompimento de representação entre a Precisa e o laboratório indiano Bharat Biotech, sediado na Índia, se publicizado. Na sem0ana passada, o ministro da Saúde Marcelo Queiroga anunciou o cancelamento do contrato da pasta com a empresa Precisa para aquisição de vacinas. A decisão do ministro foi igualmente baseada na rescisão do contrato entre a empresa e a fabricante indiana da Covaxin.