Será organizado no dia 16 de setembro deste ano o 10º Simpósio do Produtor de Conilon – Conilon e Robusta no Brasil e no Mundo. O evento organizado pelo Núcleo de Excelência de Pesquisa em Café Conilon proporcionará palestras de temas como a contribuição das pesquisas, mercado e qualidade. Além disso terá palestras sobre o Conilon/Robusta de diversos países, como Vietnã, México, Angola, Republica Dominicana, Cuba e outros. É uma oportunidade de o produtor capixaba conhecer a cafeicultura do Coffea canephora em diversos países.
Neste ano o evento também será na modalidade “on line” e estará disponível a partir do dia 16 de setembro e ficará disponível gratuitamente a toda sociedade. A abertura será realizada pelo engenheiro agrônomo, Fábio Luiz Partelli, que é professor da Ufes e Organizador Geral do Evento. Em seguida vão falar o presidente da Federação dos Trabalhadores na Agricultura (Fetaes), Júlio Cezar Mendel, o extensionisrta do Incaper, Nilson Araújo Barbosa, o presidente da Federação da Agricultura do Espírito Santo (Faes), Júlio da Silva Rocha Júnior, o presidente da Cafesul, Carlos Renato A. Theodoro , o professor. e diretor do Ceunes/Ufes Luiz Fávero e, por fim , o reitor da Ufes. Paulo Vargas.
Homenagens e palestras
Durante o evento serão feitas homenagens aos produtores de café Silvestre Baiôco Filho (Pepe), de (Aracruz) e. Isaac e Lucas Venturim, de São Domingos do Norte, devido ao destaque que os homenageados possuem na cafeicultura capixaba. Haverá palestras e a que tem como tema “Café e saúde”, será ministrada pelo professor José Geraldo Mill, que tem no seu currículo graduação em Medicina pela Ufes (1975), Farmacologia pela Usp (1987) e atua no ensino de graduação e de pós-graduação nas áreas de Ciências Fisiológicas e Saúde Coletiva da Ufes, além de ser pesquisador I-A do CNPq e coordenador do Centro de Investigação do ELSA-Brasil no Espírito Santo.
A segunda palestra, “Adubação de plantio e formação” será feita por Alex Campanharo – Graduado em Engenharia Agronômica pela Ufes (2016). Mestrando em Agricultura Tropical pelo Ceunes/Ufes. Técnico Agrícola da Fazenda Experimental do Ceunes/Ufes e Consultor técnico. A terceira palestra, “Manejo de irrigação para altas produtividades” será de Henrique de Sá Paye, graduado em Engenharia Agronômica pela Ufes (2006). Mestrado e Doutorado em Solos e Nutrição de Plantas pela UFV (2008/2014). É pesquisador (Incaper/Soil-Agro), professor (Faesa), consultor (Soil-Agro) e produtor rural. Atua em ensino, assistência técnica, capacitação, pesquisa e desenvolvimento agrícola.
Na quarta palestra, Henrique de Sá Paye, graduado em Engenharia Agronômica pela Ufes (2006). Mestrado e Doutorado em Solos e Nutrição de Plantas pela UFV (2008/2014) vai desenvolver o tema “Desafios do agro brasileiro”. Ele é pesquisador (Incaper/Soil-Agro), professor (Faesa), consultor (Soil-Agro) e produtor rural. Atua em ensino, assistência técnica, capacitação, pesquisa e desenvolvimento agrícola. Sob o tema “Sistema de implantação do cafeeiro com mamoeiro”, Valmir José Zuffo – Engenheiro Agrônomo (Esalq-USP). Mestre em Agricultura Tropical (Ufes). Especialista em Gestão de Recursos Hídricos para Sustentabilidade de Projetos Hidroagrícolas (UFV). Desenvolverá a quinta palestra. Ele se dedica ao planejamento e à produção agropecuária na região de Pinheiros, ES, há 30 anos.
Eliane Rodrigues Lívio de Almeida – Casada – mãe de três filhos, residente no Sítio Boa Vista que fica em São Luiz, erm Muqui (ES) e cooperada a Cafesul vai desenvolver a sexta palestra sob o tema “O empoderamento das mulheres na cafeicultura’. A sétima palestra, sob o tema “Fermentação de café’ será feita por Gustavo Martins Sturm. graduado em Engenharia Agronômica pela Ufes (2009). Mestrado em Produção Vegetal pela Ufes (2012). É cafeicultor na Fazenda Bom Retiro e atua como Consultor e realiza cursos relacionados a qualidade do café conilon.
Sobre o Núcleo de Excelência
A oitava e última palestra, “Conilon especial”, será ministrada por Palestra ministrada pelo Luis Carlos da Silva Gomes, cafeicultor de café de qualidade, residente em Santa Tereza (ES.). O Núcleo de Excelência de Pesquisa em Café Conilon é constituído por profissionais que se dedicam à pesquisa e ao desenvolvimento tecnológico do café Conilon/Robusta (Coffea canephora). É composto por diversos professores/pesquisadores e estudantes de graduação e pós-graduação (Iniciação Científica, Mestrado, Doutorado e Pós-doutorado).
O Núcleo realizou e realiza diversas pesquisas sobre o Café Conilon, principalmente na área de melhoramento, fisiologia, nutrição e manejo de forma geral. O núcleo tem sua base no Laboratório de Pesquisas Cafeeiras da Universidade Federal do Espírito Santo no Campus de São Mateus e, conta com diversos apoios como a FAPES, CAPES, CNPq e agricultores. Faz parceria com diversas instituições, dentre elas: UENF, EMBRAPA, UNIR, UFRJ, IFES, ABC, INCAPER, ULisboa-Portugal, INIAV-Portugal, PNG-Moçambique, INCA-Angola.