Com o tema “A crise ambiental brasileira: perspectivas para garantia da efetividade do Direito Ambiental”, o I Congresso Virtual Internacional da Associação Brasileira dos Membros do Ministério Público de Meio Ambiente (Abrampa) terá início nesta quarta-feira (18). O evento, promovido com o apoio do Ministério Público do Estado do Espírito Santo (MPES), será realizado diretamente de Vitória e vai até o dia 20 de agosto de 2021.
O coordenador do congresso virtual e dirigente do Centro de Apoio Operacional da Defesa do Meio Ambiente (Caoa) do MPES, promotor de Justiça Marcelo Lemos Vieira, destacou a importância do debate e da participação de todos os cidadãos nessa discussão, que abordará temas como mudanças climáticas, desmatamentos, queimadas, saneamento básico e desastres ambientais.
Vídeo
Em um vídeo em que convida para a participação no evento, o promotor de Justiça Marcelo Lemos Vieira reforçou que o Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas (IPCC), da Organização das Nações Unidas (ONU), fez um alerta recente dos impactos das emissões contínuas de gases do efeito estufa, que podem romper um importante limite de temperatura em pouco mais de uma década.
O IPCC, órgão da ONU, aponta que nos próximos anos a terra aquecerá 1,5ºC. Mudanças climáticas, desmatamentos, saneamento básico, grandes desastres ambientais serão tratados no I Congresso Internacional da Abrampa. Precisamos da contribuição de todos para que haja a concretude do Direito Ambiental previsto na Constituição de 1988. Não podemos permitir retrocessos. Por isso, a discussão e o debate em torno dessas questões são de extrema importância. Contaremos, inclusive, com a participação especial da Rede Latino-americana de promotores de Justiça do Meio Ambiente”, afirmou.