O Sindicato dos Trabalhadores e Servidores Públicos do Estado do Espírito Santo (Sindipúblicos) está informando que teve acesso ao ofício Nº 149/2021 INCAPER/DP encaminhado ao governador Renato Casagrande (PSB), no último dia 19 de agosto e assinado pelos diretores do Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural – Incaper (Incaper) Cleber Guerra, Sheila Prucoli e o presidente Abraão Carlos Verdin Filho onde reivindica uma correção no percentual de acréscimo no subsídio apenas para os pesquisadores.
De acordo com a direção do Sindipublicos, o percentual de reajuste para apenas uma categoria e em detrimento das demais, seria na ordem de até 30%. A entidade sindical alegou que o reajuste é para todos os servidores e não apenas para a categoria pesquisadores, segundo o que foi reinvidicado pela Associação dos Servidores do Incaper (Assin) e pelo Sindipúblicos. Foi lembrado que a reivindicação veio após discussão realizada no Seminário “O Incaper que queremos”, mas que “a diretoria do Instituto ignorou totalmente as demandas das demais categorias”, diz em uma nota pública.
A Assin e o Sindipúblicos destacam a importância da correção na tabela de todos os profissionais que atuam no Incaper e lembram que “menos de 30% das tecnologias usadas no Espírito Santo foram geradas ou validadas pela pesquisa do Incaper. A Extensão Rural tem buscado essas tecnologias fora do estado e adaptados às condições regionais, o que os sindicalistas alegam que com isso fica reforçada “a importância de uma correção conforme discutida no seminário e aprovada pela categoria”.
Ruptura entre pesquisa e extensão rural
“A reação de todas as categorias que compõem o quadro de servidores do Incaper diante deste ofício protagonizado pela diretoria do Incaper, além de trazer uma decepção e tristeza nos servidores, pode causar uma ruptura da unidade institucional entre a pesquisa e a Assistência Técnica e Extensão Rural (Ater). A lisura e a transparência nas discussões na reestruturação de cargos e salários desde 2019 num seminário único (Incaper e Assin), sempre foi a proposta da Assim”, disse a presidente da Assim, Maisa Moreira Costa.
“Não é aceitável esta ação isolada por parte da diretoria. É fundamental a participação de todos que representam esta diversidade, na Assembleia do dia 02/09, para que não sejamos atropelados como instituição, pois todos somos merecedores de valorização na execução de nossas funções. Este é um momento único onde está em xeque nossa unidade, e nossa força nesta luta pelos profissionais da nossa instituição”, complementou a dirigente da Assin.
Diante desse fato, o Sindipúblicos e a Assin convocaram a categoria para uma Assembleia Geral Extraordinária, a ser realizada nesta quinta-feira (2), às 9h, no auditório do Sindipúblicos, na Rua Gam a Rosa, 111, Centro Histórico de Vitória e online, onde serão discutidos a ‘atitude” da direção do Incaper e adota as “devidas deliberações” quanto o andamento do Concurso Público do Incaper; a reestruturação de Cargos e Carreiras e Tabela Salarial, dentre outros assuntos. Leia a seguir o edital de convocação da Assembleia Geral:
INCAPER-AGE0209