Em comemoração ao Dia Nacional dos Surdos, celebrado neste próximo domingo (26), a Ufes, através do Grupo de Pesquisa em Alfabetização e Educação de Surdos (Gpaes-Ufes), anuncia o lançamento do site Gpaes, com a II Mostra Online de Filmes e Vídeos sobre Libras e a Comunidade Surda.
A II Mostra apresenta filmes e vídeos produzidos pelos cursistas que participaram das oficinas de Roteiro e Captura de Imagem com Celular e Edição, realizadas no Curso de Extensão em Alfabetização e Produção de Materiais para Estudantes com Deficiência Sensorial. Na Mostra, também é possível conhecer o processo de criação desses filmes por meio de sua exibição e do diálogo com seus realizadores sobre o processo e as obras produzidas.
Durante a formação, os alunos foram desafiados a produzirem seus próprios filmes, tendo como principal foco a criança surda, em alfabetização. Dessa forma, constituiu-se um intenso processo de criação e autoria, na perspectiva discursivoenunciativa.
O curso foi coordenado pela professora da Ufes Ednalva Rodrigues e as oficinas foram ministradas pelos professores João Rafael, da Secretaria de Educação do Distrito Federal (SEDF), e Ericler Gutierrez, da Ufes. A formação foi realizada no período de dezembro de 2020 a maio de 2021, sob a coordenação do Núcleo de Estudos e Pesquisas em Alfabetização, Leitura e Escrita do Espírito Santo (Nepales) e do Gpaes-Ufes. As aulas foram ofertadas na modalidade EaD, por meio da Plataforma Moodle, hospedada pela Pró-Reitoria de Extensão da Ufes.
A Mostra Online de Filmes e Vídeos sobre Libras e a Comunidade Surda foi criada pelo Gpaes-Ufes em 2020 para comemoração do Dia da Libras. A primeira mostra reuniu filmes produzidos em projetos do Gpaes-Ufes (clique aqui) ou por integrantes do grupo de pesquisa, que foram veiculados no canal Libras Gpaes no YouTube.
Inclusão
O Dia Nacional dos Surdos é comemorado anualmente no Brasil pela comunidade surda e a data foi escolhida por ser o dia de fundação da primeira escola para surdos do Brasil, o Instituto Nacional de Educação de Surdos (Ines), no Rio de Janeiro, em 1857.
Reconhecido pela Lei federal nº 11.796 de 2008, o Dia Nacional dos Surdos tem como objetivo promover a reflexão e o debate a respeito dos direitos e da luta pela inclusão de pessoas surdas na sociedade.