A Defesa Civil do Espírito Santo emitiu 12 avisos de alerta nesta segunda-feira (11) para municípios da Região Metropolitana de Vitória, Santa Leopoldina e Aracruz, em decorrência das chuvas que caem no Estado desde a manhã deste ultimo domingo (10). Os alertas vão de moderado a Alto, neste nível mais elevado estão Cariacica e Serra, onde é assinalada a possibilidade de “risco de movimento de massa”.
Para Cariacica, Viana, Vila Velha, Vitória há alertas de risco moderado de inundação, enquanto a Serra há alerta moderado de risco para enxurrada e inundação.Assinalado em vermelhado estão Cariacica e Serra. De acordo com a Defesa Civ Il o município de Cariacica é o que teve o maior acumulado de chuvas em 24 horas em todo o Espírito Santo. Foram 85,55 milímetros (mm). Emm seguida vem Em seguida vem Vila Velha, com 78,11 mm, Serra, com 71,58 mm, Vitória com 51,77 mm, Viana (69.8 mm), Guarapari (61.95 mm), Aracruz (46.85 mm), Fundão (44.53 mm), Mimoso do Sul (43.80 mm).
Em 10. Bom Jesus do Norte foram 42.00 mm em 24 horas, Aracruz (41.93 mm), Anchieta (39.60 mm), Ibiraçu (37.62 mm), Cachoeiro de Itapemirim (36.09 mm), Atílio Vivacqua (35.60 mm), João Neiva (34.89 mm), Itapemirim (34.71 mm), Marechal Floriano 34.00 mm), Rio Novo do Sul (33.20 mm) e Santa Leopoldina (33.15 mm). De acordo com a Defesa Civil ainda não houve o registro de ocorrências, como desabrigados e vitimas em decorrências das chuvas.
Transtornos
Os registros feitos pela população através das redes sociais apontam para transtornos, como os alagamentos de residências e de comércios, além de dificuldade para os motoristas, queda de veículos dentro de valões. Em Cariacica, o prefeito da cidade, Euclério de Azevedo Sampaio Júniort (DEM) usou as suas redes sociais para informar que “está de plantão em virtude das fortes chuvas em nossa Cariacica. Euclério disse que está percorrendo o municípios juntamente com o secretário e subsecrtetário de Defesa Social, além do secretário de Obras.
Entre os transtornos está o atraso nos horários dos ônibus do sistema Transcol, segundo nota emitida pela Cetrub. Algumas linhas como a 526, que liga o Terminal de Vila Velha ao Terminal de Campo Grande alterou o seu roteiro, deixando de passar por Jardim América e Nova América, este último um bairro de Vila Velha, porque há um intenso alagamento. Em Cariacica há alagamento em Itacibá e no Bairro Porto, onde está a rodovia que liga Vitória à Santa Leopoldina.
Em Aribiri um motorista não viu um valão e o seu veículo acabou caindo dento. Cobilândia foi o bairro mais afetado da Grande Vitória, inclusive a Padaria e Supeermercado Nova América, localizado n o bairro do mesmo nome, mais uma vez levou prejuízo com o alagamento. Esse estabelecimento comercial foi prejudicado por um erro de engenharia do Governo do Estado, que ao fazer uma ponte sobre o Rio Marinha, o nível da obra ficou mais de um metro e meio acima da avenida, o que obrigou dar um “jeitinho” e elevar o acesso, o que fez o supermercado ficar ao lado de uma montanha de concreto.
Em nota, a Prefeitura da Serra informou que a Defesa Civil atendeu a um único pedido, que foi para verificar um muro com risco de desabamento em Laanjeiras Velha. Já a Prefeitura de Viana informou que a Defesa Civil municipal não registrou ocorrências em áreas consideradas como sendo de risco alto.
Serviço de Meteorologia
O Serviço de Metereologia do Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rura (Incaper) emitiu um novo comunicado nesta segunda-feira para fazer uma atualização da nota anterior, que previu e acertou a previsão de chuva com alagamentos. A previsão é de continuar as chuvas pelo menos até esta próxima quarta-feira (13).
“Na terça-feira, o tempo permanece instável em todo o Espírito Santo. O céu segue encoberto e chuvoso em todo o Estado. As temperaturas permanecem amenas em todas as regiões capixabas. O vento sopra com até moderada intensidade no litoral da região Nordeste. Devido as condições favoráveis para contínuidade da chuva em todas as regiões, foi emitido um aviso meteorologico para todo o Estado”, informa o Incaper. Leia a seguir a íntegra do Aviso Meteorológico do Incaper:
AME_011_2021_Atualizacao_01Previsão
De acordo com o Incaper a previsão para esta terça-feira (12) é a seguinte: Na Região Sul, muitas nuvens e chuva em alguns momentos do dia. Nas áreas menos elevadas: temperatura mínima de 18 °C e máxima de 24 °C. as áreas altas: mínima de 16 °C e máxima de 20 °C. Na Região Serrana, muitas nuvens e chuva em alguns momentos do dia. Nas áreas menos elevadas: temperatura mínima de 18 °C e máxima de 22 °C. Nas áreas altas: mínima de 15 °C e máxima de 19 °C..Na Região Norte, muitas nuvens e chuva em alguns momentos do dia. Temperatura mínima de 20 °C e máxima de 21 °C.
Já a Região Noroeste terá nesta terça-feira muitas nuvens e chuva em alguns momentos do dia. Nas áreas menos elevadas: temperatura mínima de 20 °C e máxima de 25 °C. Em Mantenópolis e Alto Rio Novo: mínima de 19 °C e máxima de 23 °C. Na Região Nordeste, muitas nuvens e chuva em alguns momentos do dia. Temperatura mínima de 20 °C e máxima de 25 °C.