A prefeita da comunidade de Anguillara Veneta, Alessandra Buoso, voltou a insistir na concessão de um título de cidadão honorário ao presidente Jair Bolsonaro (sem partido) e está sendo alvo de duras críticas, tanto de vereadores locais quanto dos italianos em geral e das redes sociais no Brasil. O pequeno vilarejo com quatro mil habitantes está situado na região do Vêneto, que fica ao Norte da Itália e a 80 quilômetros a sudoeste de Veneza. O motivo, de acordo com a prefeita, é que o bisavô paterno de Bolsonaro tem Anguillara Veneta como sua terra natal. Buoso já havia feito essa mesma tentativa anteriormente.
Os críticos lembram das acusações de crimes contra a humanidade, genocídio contra os indígenas, a responsabilização por mais de 600 mil mortes pela pandemia do Covid-19, o charlatanismo em divulgar remédios sem nenhuma eficácia contra o coronavírus e os processos por crimes contra a vida no Tribunal Penal Internacional. A convocação da Câmara Municipal dessa pequena cidade italiana, para derrubar a proposta da prefeita vai ocorrer nesta segunda-feira (25), no mesmo dia que o Senado brasileiro assiste a leitura do relatório final da CPI da Covid.
O pequeno vilarejo fica no Norte da Itália, distante 80 Km de Veneza
A prefeita, em entrevista à agência de notícias italiana Ansa, demonstrou não ter nenhum conhecimento dos crimes cometidos por Bolsonaro e optou em dizer que: “”Isso não deve ser algo político. Pensei nas pessoas do meu país que imigraram para o Brasil e construíram uma vida até chegar a presidente, levando o nome de Anguillara Veneta para o mundo”. A proposta da prefeita revoltou a pequena comunidade e, principalmente, os políticos locais, religiosos e ativistas que condenam com veemência a honraria. “Não à cidadania a um racista, misógino e negacionista.”, escreveram esses últimos em um comunicado.
ABAIXO ASSINADO Nas redes sociais italianas há uma forte campanha liderada por religiosos, políticos e mesmo moradores de Anguillara Veneta na tentativa de impedir que o nome do vilarejo seja desmoralizado internacionalmente ao conceder uma homenagem a uma pessoa que tem acusações de ter praticado crime contra a humanidade no Tribunal Penal Internacional. Na rede de abaixo assinados Change.Org há uma coleta de assinaturas em italiano, com o intuito de sensibilizar os vereadores da pequena cidade para que derrubem a proposta da prefeita. Para acessar o link desse abaixo-assinado é só clicar aqui.