fbpx
Início > A 12ª Parada LGBTQIAPN+ de Vitória (ES) será em 28 de julho

A 12ª Parada LGBTQIAPN+ de Vitória (ES) será em 28 de julho

A 12ª Parada LGBTQIAPN+ de Vitória (ES) será em 28 de julho | Imagens: Arquivo/Redes sociais

A 12ª Parada LGBTQIAPN+ de Vitória (ES) para este ano já tem data e local definido. Será em 28 de julho, no Sambão do Povo, no Bairro Mário Cypreste, na Capital capixaba. A informação foi divulgada pela coordenadora de Ações e Projetos da Associação Grupo, Orgulho, Liberdade e Dignidade (Gold), Deborah Sabará, após retornar de Brasília, onde se reuniu com autoridades do Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania (MDH).

Segundo divulgação feita pela dirigente da Associação Gold, a definição da data foi feita conjuntamente com a secretária: Nacional dos Direitos das Pessoas LGBTQIA+, Symmy Larratt e a presidenta da Associação Nacional de Travestis e Transexuais (Antra) Keila Simpson. Neste ano, a data da 12ª Parada de Vitória será exatos 30 dias após o Dia Internacional do Orgulho LGBTQIA+, que é celebrado mundialmente em 28 de junho.

A Associação Gold ficou em primeiro lugar no edital do MDH, que vai bancar a 12ª Parada gay de Vitória | Imagem: MDH

Parceria com o Ministério

Deborah Sabará relatou nas redes sociais que o evento vai ocorrer com suporte financeiro do Governo Federal, após a Associação Gold ter participado do  Edital Nº 03/2023, do MDH. O edital, lançado no ano passado, teve como objetivo “promover um chamamento público para seleção das entidades da sociedade civil para celebrar Termo de Colaboração que tenha por objeto o fomento à promoção e defesa de direitos das pessoas LGBTQIA+.”

Foram dezenas de entidades civis que protocolaram propostas, mas apenas 28 foram aprovadas e a Associação Gold apresentou o projeto mais elaborado e fundamentado, conquistando assim o primeiro lugar. De acordo com o MDH, a entidade do Espírito Santo obteve a pontuação máxima; Foram 12,87 pontos

Tema deste ano

Neste ano, o tema da 12ª Parada LGBTQIAPN+ de Vitória será preservação ambiental. O intuito é promover uma conscientização sobre a questão das mudanças climáticas durante a parada. Para a temática ser fundamentada, a entidade está promovendo encontros com especialistas que atuam com turismo ambiental e com grupos que atuam na defesa do manguezal.

Mas, durante o evento também serão abordados temas relevantes para a comunidade, como a necessidade de se combater a transfobia e a homofobia. Agora, a entidade vai começar a avaliar quais os artistas que serão convidados para o evento, sendo que o intuito é a valorização de cantores e músicos locais.